32ª Reunião Ordinária de 2025 Câmara Municipal de Ouro Preto
Clique play e assista!

Santo Antônio do Leite retoma a sua Feira Livre no fim de semana

O evento terá música, gastronomia local e artesanato

Home » Santo Antônio do Leite retoma a sua Feira Livre no fim de semana
Por JornalVozAtiva.com Publicado em 06/06/2022, 15:34 - Atualizado em 06/06/2022, 15:34
Reprodução / Divulgação Siga no Google News

Junho chegou e com ele a temporada de festividades pelo interior do estado. No pacato distrito ouro-pretano de Santo Antônio do Leite será realizada nos próximos dias 11 e 12 uma Feira Livre, que vai reunir gastronomia local, música e artesanato, este tão tradicional na comunidade, conhecida pela prataria. A Feira Livre de Santo Antônio do Leite começou a ser realizada há 30 anos, mas teve de ter interrompida devido à pandemia da Covid-19. O evento tem o apoio da Fundação de Arte de Ouro Preto (Faop). 

Nesta edição, a proposta é retomar a ação que já foi muito prestigiada por moradores e turistas da cidade histórica e oferecer espaço gratuito para exposição e venda de artesanato local.  

Foto - Reprodução. Crédito - Irene do Carmo

Thays Castanheira, designer de joias e moradora do distrito, comemora o retorno do evento. “O segmento do artesanato tem tido dificuldades na retomada e desenvolvido estratégias de reinserção no mercado, uma delas são as feiras presenciais. Então, para nós artesãos, a iniciativa é muito boa”, comenta.

A Feira Livre terá acesso gratuito e acontecerá ao lado da Igreja de Santo Antônio (Matriz), das 10h às 20h. Na programação, shows de bandas locais de MPB, Blues, Samba entre outros estilos. A culinária local também estará presente com cozinhas ao vivo, e chefs convidados, além de bebida e comida à venda nas tradicionais barraquinhas. O espaço para os artesãos será gratuito mediante inscrições para organização dos lugares que serão reservados.

Sobre Santo Antônio do Leite

Santo Antônio do Leite é um distrito da cidade histórica de Ouro Preto do século XVIII, e está localizado a apenas 24 km do centro histórico de Ouro Preto e a 84 km de Belo Horizonte.

Suas construções antigas, sua arte e cultura preservam o modo de vida simples e pacato do interior de Minas Gerais. As atrações naturais têm estimulado iniciativas no setor de ecoturismo. Por isso, o distrito tem atraído cada vez mais turistas, tanto do Brasil quanto do exterior, que buscam lazer e descanso nas pousadas e hotéis-fazenda, em um cenário aconchegante e bucólico, muito diferente da rotina dos grandes centros urbanos.

Artesanato

O artesanato em prata é muito forte em Santo Antônio do Leite. O trabalho artesanal é desenvolvido em diversos ateliers utilizando prata e pedras brasileiras tendo como principal cliente o mercado europeu. Além da prata, encontra-se também o trabalho em cerâmica, artes plásticas, bordados, crochês e outros.

Foto - Reprodução. Crédito - Alberto Soldevila

Este projeto é financiado pelos recursos do FUNCULT - Prefeitura de Ouro Preto.

A produção é da Caminho Velho Expedições – Luiz Fortes, Irene do Carmo e Ceumar Rampazzo, com o apoio da Secretaria de Cultura e Turismo de Ouro Preto, da FAOP – Fundação de Artes de Ouro Preto e da cervejaria Ashby.

SERVIÇO:

Feira Livre de Santo Antônio do Leite
Dias 11 e 12 de junho de 2022
De 10:00 às 20:00
Praça da Matriz de Santo Antônio
Ouro Preto/MG
Gratuito

Deixar Um Comentário