Santa Casa de Ouro Preto-MG recebe doações de artistas e promove evento de arrecadação de fundos para o hospital

Obras de artistas como Maria Helena Andrés, Ricardo Carvão, João Diniz, Uziel, entre tantos outros, poderão ser apreciadas e adquiridas pelos colecionadores mais atentos à arte mineira.

Home » Santa Casa de Ouro Preto-MG recebe doações de artistas e promove evento de arrecadação de fundos para o hospital
Por JornalVozAtiva.com Publicado em 14/08/2019, 17:00 - Atualizado em 14/08/2019, 17:00
Foto- Santa Casa de Misericórdia de Ouro Preto, a mais antiga de Minas Gerais. Crédito-Divulgação. Siga no Google News

A Santa Casa de Misericórdia de Ouro Preto, a mais antiga de Minas Gerais, e uma das dez mais antigas do país, promove, neste mês de agosto, uma exposição de arte com a finalidade de arrecadar fundos para o hospital, iniciativa inédita em seus 284 anos de história. A exposição Santa Arte abre para visitação no próximo sábado, 17, e fica em exibição até o dia 02 de setembro, no Grande Salão do Museu Casa dos Contos.

A organizadora do evento, Vivianne Brandão, comenta que gerir um hospital no atual cenário econômico brasileiro é um desafio, e ações como esta são de grande valor para ajudar a instituição, que é um hospital referência na região, pois atende pacientes de outras cidades, além de Ouro Preto. Esta ação se une à outras ações de sucesso do Departamento de Projetos e Doações da Santa Casa, como o Doe o seu Troco, Doe a sua fatia e o Abraço Online. Brandão afirma que todas elas contribuíram muito para as últimas melhorias realizadas na instituição.

Devido à natureza do evento, a organizadora não teve dificuldades em conseguir o apoio de artistas da cidade. Alguns marcaram a cena artística de Ouro Preto na segunda metade do século XX, é o caso da gravadora e desenhista Anna Amélia Lopes, viúva do pintor Nello Nuno, e fundadora da Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP). Lopes demonstra muita satisfação em poder ajudar a Santa Casa, ela relata que o evento a fez recordar o leilão que artistas amigos fizeram para ajuda-la após a morte de Nello Nuno. O leilão ocorreu em 21 de novembro de 1975, no Palácio das Artes, em Belo Horizonte, e, segundo a desenhista, foi uma ajuda preciosa, sendo ela profundamente grata a todos que participaram.  

Outro artista que abraçou a causa é o pintor, escultor e desenhista Jorge do Anjos, o escultor ouro-pretano não apenas doou uma obra, como trouxe vários outros nomes de prestígio da arte mineira para esta ação, assinando a curadoria da exposição. Jorge dos Anjos conta que convidou amigos com história no cenário artístico de Minas Gerais, profissionais premiados com trajetórias consolidadas.

Obras de artistas como Maria Helena Andrés, Ricardo Carvão, João Diniz, Uziel, entre tantos outros, poderão ser apreciadas e adquiridas pelos colecionadores mais atentos à arte mineira. Quem se interessar por alguma obra, pode entrar em contato diretamente com a organizadora do evento, Vivianne Brandão, pelo telefone 031 98449 7140, ou pelo email [email protected].

SERVIÇO
Exposição: Santa Arte
Local: Grande Salão do Museu Casa dos Contos – Ouro Preto – MG
Data: 17 de agosto à 02 de setembro de 2019
Visitação: terça à domingo – 10h às 17h

Foto-Arte reprodução. Crédito-Santa Casa da Misericórdia de Ouro Preto-MG.

Assessoria de Comunicação/Santa Casa da Misericórdia de Ouro Preto-MG

Deixar Um Comentário