Samarco e Neo Venture anunciam start ups vencedoras do Desafio MinerAll

Desafio busca desenvolver, de forma colaborativa com vários atores da sociedade, soluções de negócios a partir dos rejeitos, visando causar impactos positivos no território minerador.

Home » Samarco e Neo Venture anunciam start ups vencedoras do Desafio MinerAll
Por João Paulo Silva Publicado em 14/12/2018, 14:11 - Atualizado em 03/07/2019, 20:39

Foto-Start ups comemoram sucesso do MinerAll
Crédito-Tino Ansaloni

Foi anunciada, na tarde desta quinta-feira (13), em Ouro Preto (MG), a classificação das equipes vencedoras do Desafio MinerALL. O projeto, iniciativa da aceleradora de startups Neo Venture e da Samarco, teve como foco o aproveitamento dos rejeitos da mineração. Mais de 80 estudantes de cursos técnicos, graduação, mestrado e doutorado de diversas universidades de Belo Horizonte e região de Ouro Preto e Mariana, entre elas a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), participaram da primeira edição do desafio.

Assista aqui a apresentação dos trabalhos das 14 startups

Além das duas instituições de ensino superior, participaram da iniciativa o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia INCT MIDAS e Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN). Ao longo de quatro meses, 14 equipes tiveram que desenvolver soluções de negócios a partir de rejeitos da mineração que possam impactar positivamente territórios mineradores. Foram realizados estudos de viabilidade técnica, socioambiental e econômica, que contaram com metodologia, mentorias, treinamentos e interações com profissionais e professores renomados.

Assista aqui a escolhas das cinco finalistas

Denise Peixoto, uma das Coordenadoras do Desafio MinerALL na  Samarco, destacou que a mineradora já estuda o aproveitamento de rejeitos há mais de dez anos, mas que a empresa sentiu a necessidade da busca por novas parcerias. “O desafio surge no sentido de encontrar soluções colaborativas junto à universidade, ao poder público, empresários e setores do mercado”.

Assista aqui o anúncio da grande vencedora 

Rodrigo Vilela, presidente da Samarco também comentou a importância social e econômica do desafio. “Esse é o nosso propósito, o aproveitamento de rejeitos, aliado à inovação e à tecnologia, ele se mostra bastante viável, levando em consideração um cenário real. A Samarco sempre teve interesse em pesquisas sobre o assunto e possui uma série de patentes em relação a isso. O nosso próximo passo será tirar todos esses projetos do laboratório e transformá-los em ações concretas para a sociedade”.

Transformar as tecnologias da Samarco em negócios capazes de impactar de forma positiva a vida das pessoas foi o que motivou os participantes a entrarem de cabeça nessa maratona que teve início em agosto de 2018. Matheus Faria, coordenador da Neo Ventures, explica que agora as ideias dos participantes deverão ser transformadas em negócios inovadores que futuramente trarão benefícios tanto às comunidades de Ouro Preto e Mariana quanto à sociedade em geral. Mas o resultado prático talvez só possa ser visto a logo prazo.

“As futuras empresas, ou start ups, se encontram em diferentes estágios. Algumas ainda possuem pesquisas em estado embrionário e será necessário que passem por uma etapa de escalonamento. Outras já se encontram em níveis mais avançados e já podem começar a impactar a sociedade daqui quatro meses, por exemplo. Tudo vai depender da captação de investidores ou programas que possam ajudar a transformar essas ideias em negócios”, disse Matheus.

O prefeito de Ouro Preto, Júlio Pimenta, também presente no evento, lembrou o rompimento da Barragem de Fundão em 2015 e afirmou que “a tragédia é um alerta para que temas como a aplicação dos rejeitos minerais sejam cada vez mais debatidos tanto pela sociedade civil quanto pela indústria brasileira”.

Júlio aproveitou a oportunidade para citar a instalação do filtro prensa, equipamento utilizado no tratamento de águas e afluentes, na Barragem do Marzagão, atualmente, operada pela Hindalco e que recebe os rejeitos gerados no processo de tratamento da bauxita, que resulta na produção de alumina. A nova tecnologia foi apresentada pela empresa no dia 6 de dezembro.

Resultado

Após o Dia de demonstração, o Demoday, como é conhecido no mundo do empreendedorismo, realizado no Centro de Convenções da UFOP, foi divulgado o resultado. A vencedora foi a Equipe Mineração que propõe a pavimentação de baixo custo utilizando o rejeito da Samarco junto a um aglomerante. A intenção da empresa, a princípio, é conquistar o mercado regional, levando em consideração as péssimas condições das estradas vicinais.

As outras empresas classificadas foram: New Cycle, GMTech, Smart Mining Reuse e Cinq Sens. A equipe vencedora receberá como benefício um estágio de férias ou curricular na Samarco Mineração, seguindo parâmetros estabelecidos na legislação de estágio e regras da empresa. O estágio poderá ser realizado em Mariana ou Belo Horizonte, a depender da disponibilidade da empresa, e de acordo com a formação do estudante e sua disponibilidade.

Deixar Um Comentário