Uma notícia tem trazido alegria aos moradores do distrito de Antônio Pereira, em Ouro Preto (MG), sobretudo à comunidade católica que vive na localidade. A consolidação das estruturas remanescentes das ruínas da Igreja Queimada, como é conhecida e que data da segunda metade do século XVIII, à época dedicada à Nossa Senhora da Conceição, além de projeto paisagístico, monitoramento e medidas que adequam o trânsito na praça da igreja, foram anunciadas pelo padre Marcelo Santiago.
Responsável direto pelo processo, Santiago é Pároco da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, da qual pertence à comunidade religiosa do distrito de Antônio Pereira, antigo arraial fundado por volta de 1.700 e transformado num dos primeiros núcleos mineradores de Minas Gerais.
Os projetos técnicos para a execução das obras estão em vias de serem aprovados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), e foram custeados com recursos do Fundo Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico e Cultural de Ouro Preto (Funpatri).
O custo dos projetos foi de R$ 90.708,85, executados pela empresa Renoma Ltda. Com a aprovação do Iphan, o projeto deverá entrar na fase de captação de recursos.
A iniciativa envolve a Prefeitura de Ouro Preto, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura e a Arquidiocese de Mariana.
Padre Marcelo informou que tem acompanhado de perto todo o processo que prevê a retirada de toda a vegetação presente no interior das ruínas, consolidação da estrutura remanescente e a manutenção dos túmulos presentes no interior da igreja. A área interna será gramada e serão construídos caminhos de circulação, com nova iluminação interna e externa além de placas de orientação explicativas sobre o patrimônio. As entradas serão fechadas com gradis e portas.
Na praça da igreja haverá mudança no trânsito para proibir a circulação de veículos pesados, como caminhões e carretas. O monumento será monitorado por câmeras a fim de manter todo o investimento feito no local.
O Padre Marcelo Santiago comemorou a iniciativa e falou da importância do projeto para o resgate histórico da localidade.
“São melhorias e benfeitorias que se farão realizar no sentido de preservar as ruínas, para que as pessoas possam visitar, se inteirar mais da história de Antônio Pereira. Dois anos atrás celebramos 300 anos das devoções que ali se iniciaram e também temos a maior peregrinação no estado de Minas Gerais, na Gruta da Lapa”, disse Marcelo.
No século XVIII, a igreja era a matriz da paróquia de Antônio Pereira, o que foi desfeito por um decreto da Arquidiocese e agora será novamente recuperada como uma nova Paróquia cujo local de sua sede ainda não foi definido, podendo ser a igreja de Nossa Senhora das Mercês ou mesmo outro santuário.
Padre Marcelo informou que a nova paróquia terá como sede o distrito de Antônio Pereira. “As conversas continuam na Arquidiocese se estabelecendo os trâmites para que a qualquer momento seja publicado oficialmente. A paróquia deverá congregar espaços próximos ao distrito, compreendendo a Vila Samarco, o distrito no seu núcleo principal e os espaços do novo assentamento de Bento Rodrigues. O Bento antigo também faz parte e assim vamos avançando com outras comunidades.
"Ainda está em estudo a possibilidade de agregar outras comunidades e fortalecer esse novo núcleo de Paróquia que a Arquidiocese de Mariana está propondo. Isso mostra o crescimento de Antônio Pereira, e essa presença da Arquidiocese no sentido de propiciar ao povo uma presença mais próxima dos sacerdotes que poderão atender mais diretamente a comunidade e o seu entorno. Esse processo ajuda no trabalho que vai garantindo maior avanço da pastoral na ação evangelizadora e missionária, numa presença religiosa, que possa se somar, agregando a vida da comunidade de Antônio Pereira. Estamos muito contentes, pois, o processo caminha e acreditamos que logo em breve o nosso Arcebispo Dom Airton José dos Santos deve noticiar a criação da nova paróquia de Antônio Pereira”, disse o padre Marcelo Santiago.
As ruínas permanecerão a céu aberto, pois não foi aprovado um telhado no projeto de reforma do templo, segundo o entendimento dos técnicos de que qualquer construção “a mais” seria uma intervenção indevida nas ruínas. Ainda assim, haverá um esforço para a manutenção das ruínas. O padre destaca a necessidade de preservação e qualificação da área do entorno para manter todos os investimentos que serão feitos.
A comunidade de Antônio Pereira comemora a inciativa que deverá fortalecer a atividade turística no distrito, conhecido nacionalmente como ponto de peregrinação dos devotos de Nossa Senhora da Conceição da Lapa e pelos visitantes do Pico do Frasão.
Recentemente, a empresa Samarco entregou as obras de calçamento da Estrada da Purificação, por meio de uma condicionante ambiental, em parceria com a Prefeitura de Ouro Preto. Agora, o trajeto foi encurtado e Antônio Pereira tem um acesso mais facilitado. Essas ações se somam aos esforços da administração municipal de consolidar Antônio Pereira como um destino turístico e devocional.

Deixar Um Comentário