Retorno de rodeios em Conselheiro Lafaiete é criticado por ativista com laudos de maus-tratos

A ativista da causa animal, uma das mais respeitadas no Brasil, a ex-vereadora Carla Sassi, classificou como retrocesso a volta da prática de rodeios na cidade.

Home » Retorno de rodeios em Conselheiro Lafaiete é criticado por ativista com laudos de maus-tratos
Por JornalVozAtiva.com Publicado em 25/04/2025, 13:15 - Atualizado em 25/04/2025, 15:57
Veterinária Carla Sassi participou recentemente de uma sessão da Câmara de Lafaiete sobre o assunto. Crédito – Reprodução. Siga no Google News

A ativista da causa animal, uma das mais respeitadas no Brasil, a ex-vereadora Carla Sassi, classificou como retrocesso a volta da prática de rodeios em Conselheiro Lafaiete (MG). Ele é autora da legislação que há mais de 8 anos proibiu o esporte por danos e maus tratos aos animais. O debate foi retomado na cidade, com ampla polêmica, com a apresentação de um Projeto de Lei, de autoria do tucano Roger Diêgo, em tramitação na Câmara, que permitiria, caso aprovado, o retorno das atividades em toda a extensão do Município.

Carla é uma das fundadoras do Grupo de Reposta a Animais em Desastres (GRAD), que atua em catástrofes e em causas humanitárias no Brasil. Ela participa integralmente da ALPA (Associação Lafaietense de Proteção aos Animais), cujo fundador foi o saudoso colunista social Hélder José Martinho, em 1999. A ONG tem uma vasta e pioneira contribuição na implementação e execução de políticas públicas na área. Carla citou a conquista de dois prêmios internacionais, sendo Conselheiro Lafaiete referência e modelo pela rede proteção animal.

Críticas

A ativista criticou a realização da audiência pública pela volta dos rodeios, ocorrida no dia 2 de abril, no dia internacional do autismo. “Era momento de estar discutindo outras causas pela promoção do bem comum”. Ela também pediu a retratação pública pela Câmara já que a ativista, assim como a ALPA, não foi convidada para audiência pública.

Carla Sassi contestou a tese de que a legislação que proíbe os rodeios é inconstitucional. “Em favor da vida estarei sempre presente a esta Casa”. Ao final, ela apresentou diversos laudos técnicos do Ministério Público, como de médicos veterinários e da Polícia Militar, em que atestam aos maus tratos aos animais em rodeios.

Em resumo, as lideranças do bem-estar animal no Brasil, incluindo diversas ONGs e ativistas, condenam a prática dos rodeios, considerando-a inerentemente prejudicial ao bem-estar dos animais envolvidos e defendendo a sua proibição ou, no mínimo, a implementação de medidas muito mais rigorosas para garantir a proteção animal.

Deixar Um Comentário