Retomada de operações da Samarco é tema de encontro na Prefeitura de Ouro Preto-MG

Além do prefeito de Ouro Preto, Júlio Pimenta e demais membros do executivo municipal, participaram da agenda o coordenador de Relacionamento Institucional, Rodolpho Samorini, e o analista de Relacionamento institucional, Guilherme Louzada.

Home » Retomada de operações da Samarco é tema de encontro na Prefeitura de Ouro Preto-MG
Por JornalVozAtiva.com Publicado em 15/05/2019, 10:57 - Atualizado em 04/07/2019, 23:21
Representantes da Samarco se reúnem com o executivo municipal. Crédito-Ane Souz/PMOP. Siga no Google News

O gerente geral do Complexo de Germano, Juarez Morais, e outros representantes da Samarco foram recebidos nesta terça-feira (14/5), na Prefeitura de Ouro Preto, pelo prefeito Julio Pimenta, por secretários municipais e outros representantes do poder executivo. O encontro foi uma oportunidade para atualizar as informações sobre o andamento do processo de retomada das atividades da Samarco, que trabalha para voltar a operar sem barragem de rejeito, por meio da adoção de novas tecnologias e com foco na segurança máxima do processo produtivo.

“Na retomada, não teremos mais barragem de rejeitos. Com a implantação do sistema de filtragem, vamos filtrar 80% do rejeito e esse material será empilhado a seco. Apenas 20% serão depositados na Cava Alegria Sul, que está em obras de preparação, o que irá conferir ainda mais segurança”, informou Morais. A cava é uma estrutura resultante do processo de lavra que, por possuir uma formação rochosa e estável, possibilita a contenção segura do rejeito nela depositado. O gerente geral lembrou ainda que a Samarco está trabalhando para retomar as atividades de forma gradual, inicialmente com 26% da capacidade produtiva.

O prefeito Julio Pimenta manifestou seu apoio à retomada das operações da empresa. “Todos sabem da importância da Samarco para a economia não só de Ouro Preto, mas também de toda a região”, afirmou o prefeito.

Pela Samarco, também participaram da agenda o coordenador de Relacionamento Institucional, Rodolpho Samorini, e o analista de Relacionamento institucional, Guilherme Louzada.

O Licenciamento Operacional Corretivo (LOC) do Complexo de Germano está em andamento. Protocolado em setembro de 2017, o processo visa regularizar todas as licenças de Germano, suspensas em outubro de 2016 pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad).

Assessoria de Comunicação/SAMARCO

Deixar Um Comentário