Representantes do CVV participam de reunião da Câmara de Ouro Preto-MG

Home » Representantes do CVV participam de reunião da Câmara de Ouro Preto-MG
Por Tino Ansaloni Publicado em 14/02/2019, 08:16 - Atualizado em 03/07/2019, 21:20

Durante a reunião ordinária dessa terça-feira (13), os vereadores receberam, na Tribuna Livre, representantes do Núcleo de Apoio à Vida de Ouro Preto (Naviop), um dos braços do Centro de Valorização da Vida (CVV), entidade não governamental que tem o objetivo de prevenir o suicídio.

Ricardo Campolim Moraes, voluntário do CVV e presidente da mantenedora do Naviop, explicou como é o funcionamento do Núcleo, que está em atividade desde maio de 2018 no município. “Trabalhamos acolhendo as pessoas, por telefone, pelo número 188, em rede nacional e também fazemos atendimento presencial. O trabalho é baseado em uma escuta empática, buscamos nos colocar no lugar da pessoa que está ligando. Não é um trabalho de aconselhamento e também não trabalhamos com religião, para que possa ser acessado por qualquer tipo de pessoa, independente da religião, crença ou nível social”, disse.

Ainda de acordo com Ricardo, em média, 750 pessoas ligam para o CVV nacional e, localmente, são atendidas quatro pessoas por mês. “Nesses quase dez meses de funcionamento do posto aqui na cidade já atendemos cerca de 40 pessoas. Vale destacar que o método utilizado no atendimento é o da psicologia de Carl Rogers,em que se procura escutar mais do que falar. Além disso, mapeamos os sentimentos que estão por trás do problema que o cidadão está compartilhando e dá essa devolutiva para o mesmo com as nossas palavras, tentando elucidar quais são esses sentimentos para que a pessoa se escute. Acreditamos que a própria pessoa é capaz de contornar a situação, reconhecer o momento e ela mesma encontrar o melhor caminho para sair daquela condição e buscar uma melhora”, destacou.

O vereador Chiquinho de Assis (PV), autor do requerimento que solicitou a participação de representantes do Naviop, destacou que o objetivo do pedido foi paraconsolidar e divulgar esse trabalho importante que vem sendo realizado em Ouro Preto. “Vivemos em uma sociedade que prega muitos valores invertidos; que prega o consumismo; que trabalha com a valorização do corpo; com a questão da homofobia, desprezando as pessoas de outras orientações sexuais; desilusões amorosas; desemprego; depressão; dentre outros. Isso tudo vem gerando uma alta taxa de suicídio na nossa cidade e esse trabalho busca justamente dá apoio a essas pessoas. Assim, é uma oportunidade do Legislativo mostrar para a comunidade que existem pessoas no nosso município trabalhando e valorizando a vida”,explicou.

atendimento presencial do Naviop é realizado de quarta a domingo, das 8h às 11h, no prédio do Trem da Vale, que fica na Estação. Mais informações e detalhessobre voluntariado podem ser obtidas pelo site www.cvv.org.brJá o telefone para atendimento é o 188.

Quadra da Piedade é tema de reunião ordinária

Ainda durante a reunião ordinária, foram aprovadas nove indicações, cinco representações e 10 requerimentos. Entre eles, uma indicação do vereador Paquinha (PMN), solicitando ao prefeito Júlio Pimenta que seja feita a reforma da quadra do bairro Piedade.

A comunidade do bairro Piedade tem cobrado essa obra, que ganhou uma grande repercussão, inclusive na imprensa. Fiz meu papel de vereador, fui lá fiscalizar e todos estão preocupados, uma vez que foi dito que demoliriam apenas uma parte da quadra. Isso não pode ser feito, já que tem um grande risco de a quadra está interferindo na qualidade da água que abastece o bairro. A comunidade solicita que tirem o piso todo e façam um novo. Dessa forma, vamos aguardar para que uma reforma completa seja feita. Vamos continuar cobrando”.

As reuniões ordinárias dos vereadores acontecem às terças, às 16h, e às quintas, às 9h. Elas são transmitidas, ao vivo, pelo site e pela Fanpage da Câmara

Deixar Um Comentário