Reforma da “Escola Monsenhor Castilho Barbosa” é oficialmente entregue em Ouro Preto

Reformas de outras 9 escolas estão em andamento na cidade.

Home » Reforma da “Escola Monsenhor Castilho Barbosa” é oficialmente entregue em Ouro Preto
Por Túlio Dutra - Assessoria de Comunicação Prefeitura de Ouro Preto Publicado em 26/07/2022, 12:10 - Atualizado em 26/07/2022, 12:10
Foto – Sala de computação da escola. Crédito – Ane Souz Siga no Google News

Em tarde de entretenimento e lazer, a Escola Monsenhor Castilho Barbosa foi entregue e apresentada para funcionários, alunos e comunidade, na última sexta-feira, 22 de julho, após passar por reforma. Durante a reabertura da escola, aconteceu rua de lazer, com brinquedos e comidas típicas de festa “julina”, tema do evento, fazendo a alegria de crianças, adultos e idosos presentes, que após a cerimônia de reinauguração, puderam conhecer as dependências da escola, aproveitar show de forró com a banda Manguaceira e entrar de vez no clima de quadrilha, com a apresentação do grupo “Pé de moleque”.

Além de toda a integração com a população, a entrega dessa obra teve impacto positivo na vida da comunidade escolar, fato evidenciado na fala do aluno Paulo Codato, que representou todos os seus colegas beneficiados com a reforma. “É muito bonito ver a escola pronta como está. Estou muito feliz em estar aqui, e queria dar os parabéns a Prefeitura e a todo mundo, que ajudou a nossa escola”.

A importância do momento também foi enfatizada pela diretora da escola, Rosângela Guimarães, que falou sobre os desafios vividos nos últimos anos. “Senhor Jesus, que tempos de luta. Agradeço demais a todos os funcionários, que fizeram todo o possível para voltarmos para o que era nosso e nunca deixou de ser. Agora, após o fim das obras, podemos receber os nossos alunos em um ambiente maravilhoso e bem estruturado, porque a nossa escola é linda demais, e está sendo devolvida para a nossa comunidade”.

O local, que não sofria intervenções a vários anos, foi totalmente revitalizado, como explicou o secretário de Obras e Urbanismo, Antônio Simões. “Na parte que me cabe, vou citar todas as ações que realizamos aqui na Escola da Barra, realizamos de fato uma revitalização completa. Trocamos instalações elétricas e hidráulicas, trocas das telhas e calhas, substituição dos pisos em todas as salas, reconstruímos o pátio externo e a quadra, acessibilidade nos banheiros, melhoria na sala dos professores, construção de novos espaços, para guardar equipamentos e utensílios, além de acabamentos, como as pinturas internas e externas do prédio”.

“Nada de ser como tijolo que forma a parede, indiferente, frio, só”. Esse trecho do poema “A escola é”, do educador Paulo Freire descreve bem as palavras da secretária de Educação, Deborah Etrusco. “Hoje estamos inaugurando uma escola, que não existe sem os alunos. Este espaço, a secretaria de educação e essa obra só existem por causa de todos os estudantes. Por isso cumprimento todos presentes em nome do Paulo que está aqui”.

Quem também falou sobre o papel escolar foi o prefeito Angelo Oswaldo, que destacou a relação da escola com a comunidade. “Quero saudar toda a direção da escola, o alunado, servidores e em especial as famílias aqui presentes, que estão integradas na escola, um vínculo que não pode estar dissociado. Uma escola não deve estar reclusa a sua missão, deve se envolver, já que a educação é uma tarefa de todos”.

Já a vice-prefeita, Regina Braga, com seu habitual tom afetivo, usou sua fala para agradecimentos. “Quero agradecer as secretarias de Educação e de Obras em nome de todas as outras pastas porque não fazemos nada sozinhos. Cumprimento os vereadores presentes, sabemos que as lutas são grandes, mas sem o apoio da Câmara seria ainda pior. Por último e em especial quero saudar todas as pessoas que fazem parte da comunidade escolar Monsenhor Castilho Barbosa, que passou por muitas dificuldades e sofrimentos, mas que hoje recebe essa vitória”.

A Escola Municipal Monsenhor João Castilho Barbosa retoma suas atividades no dia de hoje, 25 de julho. O local é espaço de ensino para mais de 300 alunos, divididos em várias modalidades, inclusive Educação de Jovens e adultos EJA.

Reformas de escolas em andamento

Assim como a Escola da Barra, várias outras instalações escolares não eram reformadas há muitos anos, o que ocasionou em quase todos os casos intervenções demoradas e de grande porte. Segundo os dados da Secretaria de Obras, as escolas que passam por reformas são as seguintes:

  • Creche Colmeia, que está na segunda etapa de execução, agora no pátio externo (bairro Vila Operaria);
  • Escola Municipal Adhalmir Santos Maia, está em processo de finalização e após check list será liberada (bairro Pocinho)
  • Escola Municipal Padre Antônio Pedrosa (localidade de Coelhos);
  • Creche Naná Sette Câmara, passa também por segunda etapa, mas especificamente reforma da área de berçário (bairro Padre Faria);
  • Escola Municipal Washington de Andrade (Localidade de Serra dos Cardosos);
  • Escola Major Raimundo Felicíssimo, no local está sendo feito um completo esportivo e educacional, com quadra poliesportiva e reforma da escola (Amarantina);
  • Escola Municipal Doutor Pedrosa (Santo Antônio do leite);
  • CAIC em Cachoeira do Campo, construção de um posto de saúde com anexo infantil;
  • Escola Municipal Nossa Senhora das Graças, na comunidade de Bocaina. As aulas no local já foram retomadas, mas ele ainda recebe algumas intervenções.
Foto - Reprodução. Crédito - Ane Souz

Deixar Um Comentário