Veja como foi a reabertura oficial do Santuário de Nossa Senhora da Conceição

Depois de quase 10 anos fechada para restauração, a Igreja do Antônio Dias é reaberta à comunidade ouro-pretana

Home » Veja como foi a reabertura oficial do Santuário de Nossa Senhora da Conceição
Por Patrick de Araújo | Revisão: Victor Stutz Publicado em 22/11/2022, 11:22 - Atualizado em 22/11/2022, 11:22
Foto – Reprodução. Crédito – Patrick de Araújo/PMOP Siga no Google News

Na data em que se comemora o Dia do Aleijadinho, a comunidade ouro-pretana recebeu um presente: a reabertura oficial do Santuário da Igreja de Nossa Senhora da Conceição. A cerimônia de reabertura aconteceu na manhã de sexta-feira, dia 18, no interior da Igreja, e contou com a presença de autoridades e fiéis.

As atividades no Santuário foram suspensas há quase 10 anos, quando o templo foi fechado para restauração, em 2013. A reinauguração da igreja faz parte da programação da Semana do Aleijadinho, evento que celebra a vida e a obra do patrono das artes brasileiras. No próximo dia 24 de novembro, às 19h, Dia Nacional de Ação de Graças, acontecerá a primeira celebração no Santuário.

Na reabertura oficial do Santuário, o monsenhor Luiz Antônio Reis Costa abriu o evento com uma fala sobre a importância da cultura e das artes, e comentou sobre como o Movimento Modernista se inspirou nas montanhas de Minas Gerais, nas ladeiras e templos de Ouro Preto e, em especial, na obra de Aleijadinho, considerada única, genuinamente brasileira. 

A secretária de Cultura e Turismo, Margareth Monteiro, completou a fala destacando a preciosidade da cidade: “Ouro Preto é uma joia, de fato, cravada no interior de Minas, e a gente aviva a raridade dessa joia com essa edificação religiosa, com esse templo, com essa igreja tão bela onde os elementos barrocos revelam a necessidade da arte para a mineiridade”, destacou secretária.

Já o pároco e reitor do Santuário Nossa Senhora da Conceição, padre Edmar José da Silva, destacou e agradeceu os investimentos empreendidos na execução da obra, e também relembrou os esforços e desafios que a Paróquia e a comunidade enfrentaram durante a restauração do Santuário.

Interior do Santuário de Nossa Senhora da Conceição. Crédito - Ane Souz

Padre Edmar parabenizou a comunidade por ter aderido à campanha “apadrinhe uma imagem”, na qual os fiéis contribuíram financeiramente para a restauração de algumas imagens que compõem o acervo do artístico Santuário. Em seguida, o coral da Orquestra Pio X promoveu um concerto dentro do Santuário e foi realizada a aposição da coroa de flores no túmulo de Aleijadinho.

Os representantes do corpo técnico do IPHAN, na presença da presidente nacional da instituição, Larissa Rodrigues Peixoto, falaram sobre os investimentos do Governo Federal para a realização das obras, que ficaram em torno de R$ 9 milhões, de acordo com a presidente. As intervenções no Santuário de Nossa Senhora da Conceição foram incluídas no Programa de Preservação do Patrimônio Cultural das Cidades Históricas.

O prefeito Angelo Oswaldo destacou a fé do povo de Ouro Preto e o envolvimento da comunidade durante todo o processo: “O que seria do nosso patrimônio material se não fosse nosso patrimônio imaterial? As irmandades, as procissões, as celebrações da Semana Santa, as festas dos padroeiros, tudo isso faz com que haja uma noção muito grande de que esses templos justifiquem o fato de serem realmente igreja, serem locais de culto, além de serem referências singulares da Cultura de Minas Gerais e do Brasil.”

Junto à comunidade, estiveram presentes na cerimônia o prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo, a vice-prefeita, Regina Braga, a secretária de Cultura e Turismo, Margareth Monteiro, o pároco e reitor do Santuário Nossa Senhora da Conceição, padre Edmar José da Silva, o vigário-geral da Arquidiocese de Mariana, monsenhor Luiz Antônio Reis Costa, a presidente nacional do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Larissa Rodrigues Peixoto, a superintendente do IPHAN - MG, Debora Maria Ramos do Nascimento França, e a chefe do escritório técnico do IPHAN, Maria Raquel Alves Ferreira.

Sobre a obra

De acordo com o IPHAN, a obra de restauração do Santuário foi realizada em duas etapas. A primeira envolveu a recuperação estrutural, substituição de instalações elétricas e de prevenção e combate a incêndio, o resgate da pintura para cores originais da igreja, um trabalho feito por meio de prospecções cromáticas, iconografia histórica e no relato dos antigos moradores. Já a segunda etapa envolveu os serviços de conservação, restauração, limpeza e imunização preventiva dos elementos artísticos do monumento.

Foto - Reprodução. Crédito - Patrick de Araújo/PMOP


Deixar Um Comentário