Professores da UFOP e da USP lançam livro sobre bem-estar animal

A obra "Fundamentos do Enriquecimento Ambiental" reúne a colaboração de mais de 20 pesquisadores

Home » Professores da UFOP e da USP lançam livro sobre bem-estar animal
Por Assessoria de Comunicação Institucional - Universidade Federal de Ouro Preto Publicado em 11/08/2022, 15:07 - Atualizado em 11/08/2022, 15:07
Foto – Reprodução. Crédito – Editora Payá Siga no Google News

O livro, organizado pelo professor Cristiano Schetini de Azevedo, do Departamento de Biodiversidade, Evolução e Meio Ambiente da UFOP, pela bióloga Cynthia Cipreste, do Zoológico de Belo Horizonte, e pela professora Cristiane Pizzutto, do Programa de Pós-Graduação em Reprodução Animal da USP, conta com a parceria de mais de 20 pesquisadores e profissionais da área, incluindo veterinários, zootecnistas e biólogos. 

A obra traça um panorama dos estudos sobre o tema no Brasil, apresenta conceitos básicos e avançados sobre bem-estar animal, relaciona a importância do uso de técnicas de enriquecimento ambiental e de condicionamento animal para a conservação de espécies, além de trazer um passo-a-passo para criação e gestão de programas de bem-estar para instituições que mantêm animais em suas dependências. 

Os capítulos, escritos por pesquisadores e profissionais da área com ampla experiência, são organizados por grupos de animais: de zoológicos, aquários, abrigos, fazendas, domésticos, entre outros, e para cada um deles são sugeridas atividades e itens de enriquecimento, informando como fazer, o que esperar, e que aspectos de segurança precisam ser considerados. A maior parte deles são amplamente ilustrados, tornando a obra de fácil compreensão para os leitores.  

Acesse o site da Editora Payá (https://www.editorapaya.com.br/fundamentos-do-enriquecimento-ambiental) para conhecer o livro. 

O lançamento acontece no dia 19 de agosto, das 18h às 21h, na Livraria da Vila, no Shopping Pátio Higienópolis, em São Paulo.

Deixar Um Comentário