O professor do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC) da UFOP Éden Peretta apresentou a conferência intitulada “FRONT. la danza ai confini del corpo”, realizada no seminário internacional Osservatorio sul Teatro Latino-Americano Contemporâneo (OTLAC), que aconteceu na Universidade Roma Tre, na Itália, em 7 de abril.
O convite partiu da coordenação do OTLAC, aproveitando a permanência do professor na universidade italiana para o desenvolvimento de seu projeto de pós-doutorado “Atlas Coreodramatúrgico: um método de criação em dança por meio do uso crítico e negativo de imagens”. A pesquisa é financiada pela Fapemig, por meio do edital Mobility Confap Italy, e tem supervisão da professora Samantha Marenzi.
Durante a conferência, Éden apresentou as bases teóricas e metodológicas do processo de criação da videodança FRONT, exibida na íntegra durante o evento. A obra é fruto do trabalho do grupo de pesquisa Anticorpos – investigações em dança (Deart/UFOP) e foi originalmente realizada no contexto da Mostra Multi 2021, promovida pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex) da UFOP.
O seminário OTLAC promove reflexões interdisciplinares sobre práticas contemporâneas de teatro e performance, com ênfase nas produções desenvolvidas na América Latina. A programação incluiu seminários, oficinas e conferências com artistas e pesquisadores latino-americanos, buscando consolidar uma rede internacional de estudos nessa área. O evento é coordenado pelas professoras Gabriele Sofia e Angela Di Matteo, com apoio dos Departamentos de Filosofia, Comunicação e Artes Cênicas e de Línguas Estrangeiras, Literaturas e Culturas da Universidade de Roma Tre.
Deixar Um Comentário