22ª Reunião da Câmara de Ouro Preto
Clique play e assista

Prevenção ao suicídio: Seja um voluntário da Unidade do CVV em Ouro Preto-MG

O voluntário do CVV doa seu tempo e sua atenção para quem deseja conversar com outra pessoa de forma anônima, sigilosa e sem julgamentos ou críticas.

Home » Prevenção ao suicídio: Seja um voluntário da Unidade do CVV em Ouro Preto-MG
Por João Paulo Silva Publicado em 18/02/2019, 16:53 - Atualizado em 03/07/2019, 21:30

Foto-Durante reunião da Câmara Municipal de Ouro Preto, os vereadores receberam, na Tribuna Livre, representantes do Núcleo de Apoio à Vida de Ouro Preto (Naviop), um dos braços do Centro de Valorização da Vida (CVV), entidade não governamental que tem o objetivo de prevenir o suicídio.
Crédito-Tino Ansaloni/Jornal Voz Ativa

Para sofrer basta ser humano e a solidão pode dar um rumo inesperado à sua vida. Por isso, não desista de si mesmo, pois todo mundo chora e sofre, às vezes. Muitas vezes as coisas parecem erradas ou fora dos trilhos. Nada está acabado. Ainda existem muitas distâncias para percorrer e pessoas com quem contar. Todo fundo do posso tem uma mola. Ainda que implicitamente, as afirmações acima parecem estar em consonância com os ideais do Centro de Valorização da Vida, o CVV. A associação fundada em São Paulo, em 1962, realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que queiram e precisem conversar, sob total sigilo por telefone, e-mail e chat 24 horas todos os dias.

O Núcleo de Apoio à Vida de Ouro Preto (MG), Naviop, também é uma instituição sem fins lucrativos e mantenedora do Programa CVV na cidade histórica. Em funcionamento no primeiro pavimento do prédio da estação, cedido pela Universidade Federal de Ouro Preto (MG), desde 27 de maio de 2018, tem realizado um importante trabalho de prevenção ao suicídio e apoio psicológico por meio de programa de apoio emocional, ajudando as pessoas a lidar com as realidades cotidianas e inesperadas em qualquer lugar da comunidade.

Ricardo Campolim, presidente do Naviop lembra que por meio do telefone 188, são atendidas em rede nacional uma média de 10.000 diariamente. “Em Ouro Preto recebemos em média, cerca 750 ligações por mês e presencialmente são atendidas aproximadamente quatro pessoas por mês. Nesses quase dez meses de funcionamento do posto aqui na cidade já atendemos pessoalmente cerca de 40 pessoas.” afirma.

Dificuldades

Campolim revelou, no entanto, que a demanda de ligações ao 188 nem sempre são atendidas por falta de voluntários. “O número de ligações perdidas chega à média de 20%, totalizando cerca de 10 mil ligações recebidas por dia. Dependendo do horário, o solicitante entrará em uma lista de espera. O ramal local é localizado em São Paulo e em seguida é direcionado ao primeiro ramal desocupado. Uma pessoa do Pará, por exemplo, pode ser direcionada a um ramal de Ouro Preto, caso haja um plantonista disponível”.

A revelação de Ricardo expõe uma necessidade do CVV Ouro Preto: a importância de cada vez mais voluntários se prontificarem a fazer parte da equipe por meio do devido treinamento oferecido pela associação. Por isso, o Naviop está sempre executando campanhas e ações para que o número de voluntários não entre em defasagem.

“A previsão do Naviop é realizar ao menos dois cursos preparatórios por ano com o Programa de Seleção de Voluntários (PSV). O curso com carga horária de 35 horas acontece aos finais de semana, geralmente aos sábados. No ano passado foram realizados dois programas de seleção. O primeiro aconteceu entre março e abril de 2018 e o segundo em dezembro. Mas nós temos um fluxo muito grande de entrada e saída de voluntários, essa rotatividade acaba sendo um desafio para a associação”.

Sobre o trabalho

Embora gratificante e eficaz, a prevenção do suicídio e o apoio emocional não é um trabalho fácil de ser realizado, conta o presidente. “Muitas vezes atendemos pessoas que estão em quadros de desequilíbrio psíquico mental, assim como lidamos com pessoas que apresentam problemas corriqueiros e solidão. Sempre que soa o telefone é uma surpresa, nunca sabemos o que virá”.

Por se tratar de uma atividade que requer preparo e dedicação, muitos funcionários não dão conta da carga emocional destas ligações. São casos de tristeza leve, depressão profunda até indivíduos na iminência de atentar contra a própria vida, pedófilos, pessoas com problemas de sociopatia, drogas, entre outros. “É preciso que o voluntário desenvolva aptidões como amorosidade e empatia para lidar com essas questões”.

Programa de Seleção de Voluntários (PSV)

Mesmo diante das dificuldades, a luta da Naviop não para. Um próximo Programa de Seleção de Voluntários está previsto para logo após o Carnaval, provavelmente no final de março e começo de abril. Ricardo Campolim esclarece que qualquer pessoa maior de 18 anos pode participar da capacitação. A mantenedora do CVV em Ouro Preto também conta com psicólogos, os chamados voluntários especialistas, que também atendem nos plantões. “A formação acadêmica não é uma exigência para ser um voluntário. Qualquer leigo pode fazer parte da equipe, desde que siga os protocolos, moldes e exigências repassadas nos treinamentos”, ressalta;

Sigilo

O serviço voluntário e gratuito de apoio emocional e prevenção do suicídio para todas as pessoas que querem e precisam conversar é realizado sob total sigilo e anonimato. Ou seja, as pessoas que procuram o CVV tanto por telefone quanto pessoalmente jamais terão a sua identidade revelada. “A pessoa não é obrigada a se identificar, ela é acolhida e ajudada a reconhecer a situação pela qual está passando de modo com que ela mesma busque e encontre a solução. Além disso, a preservação da integridade do voluntário é um dos princípios do CVV”.

Suicídio no Brasil

De acordo com Associação Brasileira de Estudos e Prevenção de Suicídios (ABEPS), o suicídio é um assunto de saúde pública, altamente negligenciado no Brasil e em boa parte do mundo, com taxas crescentes no país nas últimas décadas. Ainda de acordo com a associação, não há políticas públicas nacionais de prevenção do suicídio. E lutar por políticas públicas eficazes e efetivas é lutar para a prevenção deste grave problema.

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) revelaram em pesquisa publicada em 2018 que no Brasil, há um suicídio a cada 45 minutos. No mundo, há uma tentativa a cada três segundos e um suicídio a cada 40 segundos. No total, chega-se a 1 milhão de suicídios no planeta. Atentar contra a própria vida está entre as principais causas de morte entre jovens de 15 a 29 anos.

CVV participa de reunião da Câmara

Durante a reunião ordinária realizada na última terça-feira (13), os vereadores receberam, na Tribuna Livre, representantes do Núcleo de Apoio à Vida de Ouro Preto. Ricardo Campolim explicou como é o funcionamento do Núcleo, que está em atividade desde maio de 2018 no município. “Trabalhamos acolhendo as pessoas, por telefone, pelo número 188, em rede nacional e também fazemos atendimento presencial. O trabalho é baseado em uma escuta empática, buscamos nos colocar no lugar da pessoa que está ligando. Não é um trabalho de aconselhamento e também não trabalhamos com religião, para que possa ser acessado por qualquer tipo de pessoa, independente da religião, crença ou nível social”, disse.

O vereador Chiquinho de Assis (PV), autor do requerimento que solicitou a participação de representantes do Naviop, destacou que o objetivo do pedido foi para consolidar e divulgar esse trabalho importante que vem sendo realizado em Ouro Preto.

“Vivemos em uma sociedade que prega muitos valores invertidos; que prega o consumismo; que trabalha com a valorização do corpo; com a questão da homofobia, desprezando as pessoas de outras orientações sexuais; desilusões amorosas; desemprego; depressão; dentre outros.

“Isso tudo vem gerando uma alta taxa de suicídio na nossa cidade e esse trabalho busca justamente dá apoio a essas pessoas. Assim, é uma oportunidade do Legislativo mostrar para a comunidade que existem pessoas no nosso município trabalhando e valorizando a vida”, explicou.

 Contribua com o Naviop

O Naviop continua nadando contra a corrente desses dados alarmantes, no entanto, a associação precisa de ajuda. Qualquer um pode contribuir com o Naviop sem a necessidade de ser um voluntário, por meio de doação de dinheiro e até lanches para os voluntários. A entidade conta com conselho fiscal e regularmente realiza a prestação de suas contas para a comunidade.

Além da dificuldade de manutenção de voluntários, são inúmeras as dificuldades financeiras envolvendo despesas fixas mensais da associação. Tais despesas às vezes chegam a R$ 500, sem falar nos custos de deslocamento para trabalhos em campo juntamente à comunidade, entre outras.

A associação esclarece que, a qualquer momento, aqueles que acreditam e apoiam a valorização da vida podem entrar em contato com a entidade e se voluntariar ou fazer doações durante todo o ano, independente de campanhas vigentes. “Precisamos de voluntários, de pessoas dispostas a ajudar e, sobretudo, ouvir. Saber ouvir é muito mais importante do que qualquer tipo de aconselhamento”

Você pode entrar em contato com o Núcleo de Apoio à Vida de Ouro Preto por meio do telefone (31) 98500-4111 ou pelo e-mail [email protected].

O atendimento presencial do Naviop é realizado de quarta a domingo, das 8h às 11h, no prédio do Trem da Vale, localizado na Estação. 

 

Ajude-nos a ampliar o serviço e colaborar com a prevenção do suicídio em todo o país.

Deixar Um Comentário