O evento, aberto ao público, será na segunda-feira, dia 10 de junho, às 18h30, no Centro de Artes e Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). O credenciamento começará às 18h. As inscrições com antecedência para participar da audiência pública podem ser feitas no link: www.bit.ly/incricao-audiencia-publica ou no Espaço do Plano Diretor para consulta presencial: Rua Conde de Bobadela, 142 (Rua Direita) - Centro
Segundo a arquiteta e coordenadora da equipe multidisciplinar da Fundação Gorceix, que assessora a prefeitura, Ana Schmidt, “O diagnóstico participativo inclui as Leituras Comunitária e Técnica. A Leitura Comunitária é o resultado de 16 oficinas realizadas uma em cada distrito e quatro na sede; quatro oficinas temáticas importantes para detalhar alguns assuntos relevantes como, as oficinas com os jovens, da habitação e moradia; desenvolvimento econômico e economia criativa e questões ligadas à agricultura familiar. Além disso, fizemos online uma oficina do meio ambiente com vários gestores e integrantes dos comitês de bacia, integrantes de conselhos da questão ambiental, da Secretaria do Meio Ambiente, diversos setores da prefeitura, além de gestores das unidades de conservação. A contribuição dessas oficinas e das reuniões com vários segmentos da sociedade foi enorme e também está registrada no relatório da Leitura Comunitária”.
Ana explica que a Leitura Técnica foi feita ao longo do tempo em paralelo à leitura comunitária. Em reuniões das diversas temáticas com as secretarias da prefeitura, para compreender o cotidiano de cada área, as questões relevantes da administração pública e os problemas da cidade e também as políticas públicas em cada área. “Tudo isso foi complementado por visitas técnicas, levantamentos de campo, percorrendo todo o município, junto com discussões constantes com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação. A gente também afunilou muitas questões e o resultado disso tudo está nesse documento que é o relatório da Leitura Técnica”, observa ela.
Relatórios disponíveis para consulta pública
Os dois relatórios, há mais de 30 dias, estão disponíveis ao público para que as pessoas comentem, façam suas contribuições e indiquem questões que achem relevantes, que devam ser agregadas. Essa consulta e as contribuições podem ser feitas pela população até o dia 9 de junho.
Desta forma a comunidade tem acesso fácil e transparente aos resultados, permitindo a todos uma análise detalhada antes da Audiência Pública.
Isso garante à população oportunidade de contribuir com o diagnóstico, enriquecendo com suas perspectivas e experiências individuais. A construção do diagnóstico serve de base para a próxima etapa, que discutirá as propostas de desenvolvimento para o município nos próximos 10 anos, lembrando que o processo participativo reforça a importância do envolvimento comunitário nas definições do futuro de nossa cidade.
Os documentos disponíveis para consulta pública nos links:
- Consulta pública Leitura Comunitária: www.bit.ly/consulta-publica-comunitaria
- Consulta pública Leitura Técnica: www.bit.ly/consulta-publica-tecnica
Transmissão pelo YouTube da Prefeitura
A Audiência Pública será transmitida pelo YouTube, para que quem não puder estar presente possa também opinar. Essa participação, segundo Ana Schmidt “é muito importante para a gente conseguir refinar toda a construção desse diagnóstico sobre Ouro Preto de uma forma muito precisa e assim podermos fazer a etapa seguinte de uma forma também precisa”.
Transporte
Para facilitar a participação de toda comunidade, os moradores dos distritos poderão utilizar o transporte gratuito disponibilizado pela prefeitura. É preciso se inscrever com antecedência para que o planejamento desse transporte possa ser organizado de acordo com a demanda.
As inscrições devem ser feitas no link: www.bit.ly/incricao-audiencia-publica ou no Espaço do Plano Diretor para consulta presencial: Rua Visconde de Bobadela, 142 (Rua Direita) - Centro
Participação popular
Após a apresentação das Leituras, a palavra será livre para que todos deem suas sugestões.
É uma oportunidade ímpar para que todos os moradores contribuam com sugestões para compor o Plano Diretor. É a população quem vai decidir o futuro do município.
Parceria com a Fundação Gorceix
A equipe técnica multidisciplinar da Fundação Gorceix, além de conhecer bem os problemas da cidade por seus integrantes serem moradores de Ouro Preto, tem vasta experiência e competência profissional comprovadas para conduzir essa tarefa em trabalhos semelhantes nos municípios de Nova Lima, Mariana, Itabirito e Ipatinga.
Contatos para agendamento de entrevistas
Prefeitura de Ouro Preto:
Fundação Gorceix: (31) 99108-9974
Deixar Um Comentário