Prefeitura de Ouro Preto cede brasão ao Museu da Inconfidência

A peça é original do final do século XIX.

Home » Prefeitura de Ouro Preto cede brasão ao Museu da Inconfidência
Por Vanência Magela. Revisão: Greiza Tavares Publicado em 20/05/2025, 10:34 - Atualizado em 20/05/2025, 10:34
Foto — Reprodução. Crédito — Neno Vianna/ PMOP. Siga no Google News

O prefeito Angelo Oswaldo assinou, na última sexta-feira (16), o convênio com o Museu da Inconfidência/Ibram, a fim de disponibilizar o Brasão da República, original do final do século XIX, para compor a exposição da instituição. A peça ficava exposta no auditório da Prefeitura de Ouro Preto.

Para o prefeito, o brasão incorpora a chegada simbólica do Brasil República ao acervo. “O Museu da Inconfidência já tem as armas da Colônia, de Portugal e do Império. Agora, nós teremos as armas da República, sinalizando essa extensão de percurso que está sendo construída para pensar os conceitos de museu”, disse o prefeito.

A cessão do brasão faz parte das comemorações da 23ª Semana de Museus que, este ano, traz como tema “O futuro dos museus em comunidades em rápida transformação”. O diretor do Museu da Inconfidência, Alex Calheiros, reflete sobre o conceito de museus, que algumas pessoas pensam serem lugares parados no tempo, que acumulam coisas do passado, mas não é essa a realidade. “Não existe nada que está, efetivamente, no passado. E é por isso que os museus se atualizam e precisam se atualizar sempre”, pontuou o diretor.

Uma bandeira do Brasil, reinterpretada pelo artista ouro-pretano Jorge Fonseca, será exposta na sede do Executivo, no lugar que pertencia ao brasão. O convênio entre a Prefeitura de Ouro Preto e o Museu da Inconfidência foi firmado até dezembro de 2028, sem repasse de valores.

Deixar Um Comentário