Durante a noite da última quinta-feira, dia 20, a equipe da Diretoria de Pesquisa e Difusão do Patrimônio Cultural, da Secretaria de Cultura e Turismo esteve presente no distrito de Antônio Pereira para um encontro com a comunidade do distrito. O objetivo da reunião foi dar uma devolutiva aos moradores de Antônio Pereira sobre os andamentos da pesquisa realizada para o registro como patrimônio imaterial do Jubileu da Festa de Nossa Senhora da Conceição da Lapa. O encontro aconteceu na Casa de Cultura de Antônio Pereira.
Durante a reunião foi apresentada à comunidade o trabalho do município na preservação dos bens culturais, materiais e imateriais, e os detalhes da pesquisa que demonstram a riqueza histórica e cultural do distrito de Antônio Pereira.
A Festa da Lapa é uma das festas religiosas mais antigas de Minas Gerais ainda em atividade. A comunidade presente também deu anuência para que a equipe siga com os próximos passos do processo. A partir de agora, o dossiê será apresentado ao Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural e Natural de Ouro Preto (COMPATRI), após a discussão, o Conselho deve decidir se aprova ou não o registro de tombamento, caso seja aprovado, o documento segue para anuência do Prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo.
Além da presença da equipe da Secretaria de Cultura e Turismo, representada pelos servidores Danilo Araújo, Pollyanna Precioso e Wilerson Noronha, estiveram presentes o ex-vereador Vander Luís Ferreira, o Vander Leitoa, o padre Marcelo Santiago, Pároco da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Mariana e Hudson Martins, representante da empresa Relíquia de Minas, empresa responsável pela pesquisa do dossiê de registro.
Deixar Um Comentário