11ª Reunião da Câmara de Ouro Preto-MG
Clique play e assista!

PCMG reforça segurança e amplia atendimento para o Carnaval 2025

Aumento no efetivo chega a 141% em relação ao último ano, com a mobilização de 2.896 servidores, superando os 1.200 de 2024

Home » PCMG reforça segurança e amplia atendimento para o Carnaval 2025
Por JornalVozAtiva.com Publicado em 06/02/2025, 18:01 - Atualizado em 06/02/2025, 18:01
Foto – A chefe da Polícia Civil, delegada-geral Letícia Gamboge. Crédito – Divulgação/PCMG. Siga no Google News

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) participou, nesta quinta-feira (6/2), do lançamento do Carnaval da Liberdade 2025, realizado pelo Governo de Minas. O evento irá consolidar o estado como o maior em número de municípios participantes e um dos principais destinos culturais do Brasil durante a folia.

Com o objetivo de garantir a segurança de milhões de foliões, a PCMG apresentou um planejamento operacional robusto e adaptado às novas demandas do evento. O aumento no efetivo chega a 141% em relação ao último ano, com a mobilização de 2.896 servidores, superando os 1.200 de 2024.

Belo Horizonte será um dos principais focos de atuação, com o reforço de delegacias e unidades de plantão, incluindo equipes móveis de apoio ao turista, bem como a Delegacia Móvel. A PCMG também ampliará a divulgação da Delegacia Virtual para facilitar o registro de ocorrências como furtos, perdas de documentos, estelionatos e acidentes de trânsito sem vítima.

A novidade em 2025 é a intensificação das ações focadas em acessibilidade e celeridade na resposta, com equipes completas de delegados, escrivães e investigadores disponíveis nas delegacias de plantão, além da Central Estadual do Plantão Digital (CEPD) e outros pontos de atendimento.

A chefe da Polícia Civil, delegada-geral Letícia Gamboge, ressaltou durante o anúncio do planejamento que a instituição está inteiramente à disposição de todos os mineiros e turistas que pretendem curtir o Carnaval em Minas com segurança e tranquilidade.

“Teremos ações específicas voltadas à proteção das mulheres, com a campanha educativa 'Depois do Não é Crime, Uai!’, e atuaremos de forma contundente para reprimir quaisquer ações que venham a violar o direito das mulheres", disse Gamboge.

Interior

O planejamento para o interior do estado também contará com reforço no efetivo, com delegacias regionais funcionando 24 horas para garantir suporte a festas e eventos. Além disso, o aumento previsto no número de blocos de rua e a expectativa de um grande volume de visitantes é antevisto para otimização dos recursos e ações integradas com outras forças de segurança.

A PCMG contará ainda com unidades especializadas, como a Coordenação Aerotática, o apoio de cães e a atuação das equipes da Delegacia Virtual. Com esse planejamento, a PCMG busca garantir não só a segurança pública, mas também a tranquilidade e a acessibilidade para todos os participantes do Carnaval de 2025 em Minas Gerais.

Perícia criminal e medicina legal

A Polícia Civil contará com equipes extras para garantir atendimento rápido e eficiente em casos de crimes e ocorrências. As equipes estarão de prontidão para lidar com demandas de perícias, especialmente em situações de maior urgência, como apreensões de drogas ou acidentes graves.

Além disso, haverá plantões especializados em diferentes áreas, como constatação de drogas e perícias de crimes, para dar suporte rápido quando necessário. O objetivo é garantir que a população tenha um atendimento ágil e eficaz durante o período festivo.

Também está prevista a atuação de equipes da medicina legal na Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) em Belo Horizonte, bem como o reforço no efetivo para perícias de sexologia forense.

Atendimento ao público

A PCMG ampliará a estrutura de atendimento com postos avançados e campanhas educativas para informar os foliões sobre prevenção de crimes e facilitação de registros por meio da DELEGACIA VIRTUAL .

Entre as ocorrências que podem ser registradas on-line estão:

Acidente de trânsito sem vítima;
Pichação;
Dano;
Furto;
Estelionato;
Perda de documentos e objetos;
Desaparecimento de pessoa;
Localização de desaparecido;
Localização de desconhecido
Violência doméstica: vias de fato/lesão corporal, ameaça e descumprimento de medida protetiva.

Deixar Um Comentário