Parceria entre PMOP e Projeto SPA do Ouro promove formação internacional para mulheres em vulnerabilidade
Iniciativa tem impacto social ao dar a oportunidade de geração de renda, empreendedorismo, autonomia financeira e empoderamento às mulheres.
Uma parceria pioneira entre a Prefeitura de Ouro Preto, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, e o Projeto SPA do Ouro, promove a formação de mulheres em situação de vulnerabilidade social em padrão internacional de massoterapia.
A iniciativa tem impacto social ao dar a oportunidade de geração de renda, empreendedorismo, autonomia financeira e empoderamento às mulheres, além do estímulo à sororidade e ao autocuidado.
A seleção das candidatas ao curso teve dois principais requisitos, as candidatas deveriam estar fora do mercado de trabalho e serem usuárias dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), que são unidades socioassistenciais vinculados à Secretaria de Desenvolvimento Social. Todo o processo foi realizado por profissionais da área da saúde da equipe do Projeto SPA do Ouro, a naturóloga Brisa Almeida Gonçalves, o fisioterapeuta Enzo Leite, e a ginecologista e acupunturista Dalva Almeida Gonçalves.
O curso contemplou quatro técnicas de massagem: relaxante, drenagem linfática, reflexologia (massagem nos pés) e shiatsu (massagem japonesa), em 100 horas de treinamento, sendo 90 horas teóricas e 10 práticas, inclusive, com uma aula de aromaterapia sobre os óleos essenciais, que são utilizados nos atendimentos. Tais óleos são produzidos na região de Cachoeira do Campo, por Laércio Fontes.
A última fase da formação ocorre entre os dias 25 e 27 de outubro, na sede da Secretaria de Desenvolvimento Social, onde os profissionais poderão aplicar seus conhecimentos e estreitar os laços com os servidores, exclusivamente, no mês do autocuidado feminino (Outubro Rosa) e em celebração ao Dia do Servidor (comemorado em 28 de outubro). O treinamento segue em outros locais até o dia 31 de outubro.
“Tivemos o apoio da Prefeitura com o transporte, o espaço e, principalmente, no acesso a essas mulheres, pois a intenção do SPA do Ouro é ser uma empresa de impacto na vida e na formação para empoderar mulheres”, ressalta Brisa, lembrando que o projeto é inspirado em empresas B, ou seja, que não visam apenas o lucro, mas que fazem bem para o mundo.
Deixar Um Comentário