Prevenção: Parceria entre Corpo de Bombeiros e Prefeitura avança em Ouro Preto
O ‘Termo de Parceria’ está em fase de avaliação jurídica e prevê a capacitação da comunidade e servidores de órgãos públicos para ações de segurança e combate a incêndios por meio da Fundação Salvar.

O Primeiro Batalhão do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, por meio da Fundação Salvar e a Prefeitura de Ouro Preto, finalizam nos próximos dias as tratativas de um ‘Termo de Parceria’ voltado à capacitação da comunidade, incluindo servidores de órgãos públicos, para fomentar a cultura da prevenção e salvaguarda da vida, meio ambiente e patrimônio histórico no âmbito do município. O valor do Termo de Parceria, como contrapartida da Prefeitura ainda não foi definido.
Para tratar do assunto, na tarde de terça-feira, 13 de junho, o Tenente Coronel Neves, que comanda o Primeiro Batalhão do Corpo de Bombeiros se reuniu com o Secretário de Defesa Social, Juscelino Gonçalves, e agentes da Guarda Municipal na sede da prefeitura.
A parceria acontece por meio da Fundação Salvar, organização sem fins lucrativos criada em 23 de agosto de 2019 para promover o desenvolvimento de tecnologias alternativas, modernização de técnicas e sistemas de gestão e contribuir com a pesquisa científica, produção e divulgação de informações e conhecimentos técnicos e científicos.

O Comandante Neves explicou que o objetivo da parceria é aproximar os agentes do Corpo de Bombeiros e a sociedade, criando uma estratégia em conjunto que seja eficaz no cumprimento de ações de segurança. Serão oferecidos treinamentos para as brigadas com foco no combate aos incêndios florestais bem como a capacitação de professores e alunos da rede escolar e servidores de órgãos públicos com para a aplicação correta das técnicas de primeiros socorros e prevenção de acidentes.
Ouro Preto é cercada por parques ambientais e abriga campos rupestres, matas de araucárias, florestas de candeias e possui grandes áreas remanescentes da Mata Atlântica. Sua vegetação predominante é o cerrado. Segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), os incêndios florestais ocorrem, com maior intensidade durante o período de junho a novembro, provocados por fatores climáticos ou por prática criminosa.

O Comandante informou que entre as demais atividades o combate aos incêndios florestais será uma prioridade no trabalho de capacitação das brigadas e agentes da Guarda Municipal. “Em Ouro Preto, o foco principal é trabalhar com o treinamento das brigadas, melhoria nas atividades, aquisição de equipamentos e materiais pra ficar à disposição da atividade de prevenção e combate a incêndios florestais”, explicou o Tenente Coronel, Comandante do Corpo de Bombeiros dos municípios de Acaiaca, Itabirito, Mariana e Ouro Preto.
O Secretário de Defesa Social, Juscelino Gonçalves comemorou a iniciativa e lembrou que é competência da Guarda Municipal dar apoio ao Corpo de Bombeiros e Instituto Estadual de Florestas (IEF) nas ações de combate aos incêndios florestais da cidade. O Secretário também aproveitou para informar o reforço que será feito no contingente da Guarda Civil de Ouro Preto com o concurso público.
“Com o concurso público vamos aumentar significativamente o contingente da Guarda Municipal, com papel importante nas ações de segurança no município. Hoje, temos trinta e oito agentes e esse número deve subir para sessenta e oito com capacidade de reserva de mais trinta agentes”, explicou Juscelino Gonçalves, bombeiro militar veterano do quadro de reserva do CBMMG.

Crédito — Reprodução.
Deixar Um Comentário