Prevenção: Parceria entre Corpo de Bombeiros e Prefeitura avança em Ouro Preto

O ‘Termo de Parceria’ está em fase de avaliação jurídica e prevê a capacitação da comunidade e servidores de órgãos públicos para ações de segurança e combate a incêndios por meio da Fundação Salvar.

Home » Prevenção: Parceria entre Corpo de Bombeiros e Prefeitura avança em Ouro Preto
Por Daniel Marcos Publicado em 14/06/2023, 17:50 - Atualizado em 15/06/2023, 08:10
parceria-corpo-bombeiros-prefeitura-avanca-ouro-preto
Foto — Da esquerda para a direita: Tenente Torres, comandante da Cia Ouro Preto, Tenente Cel. Neves, Comandante do Primeiro Batalhão (CBMMG), Juscelino Gonçalves, bombeiro veterano e Secretário de Defesa Social de Ouro Preto e o Major Toledo, Subcomandante do Primeiro Batalhão (CBMMG). Crédito — Daniel Marcos / JVA. Siga no Google News

O Primeiro Batalhão do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, por meio da Fundação Salvar e a Prefeitura de Ouro Preto, finalizam nos próximos dias as tratativas de um ‘Termo de Parceria’ voltado à capacitação da comunidade, incluindo servidores de órgãos públicos, para fomentar a cultura da prevenção e salvaguarda da vida, meio ambiente e patrimônio histórico no âmbito do município. O valor do Termo de Parceria, como contrapartida da Prefeitura ainda não foi definido.

Para tratar do assunto, na tarde de terça-feira, 13 de junho, o Tenente Coronel Neves, que comanda o Primeiro Batalhão do Corpo de Bombeiros se reuniu com o Secretário de Defesa Social, Juscelino Gonçalves, e agentes da Guarda Municipal na sede da prefeitura.

A parceria acontece por meio da Fundação Salvar, organização sem fins lucrativos criada em 23 de agosto de 2019 para promover o desenvolvimento de tecnologias alternativas, modernização de técnicas e sistemas de gestão e contribuir com a pesquisa científica, produção e divulgação de informações e conhecimentos técnicos e científicos.

Foto — Tenente Leandro em palestra com alunos da Escola Municipal Monsenhor Castilho Barbosa. Crédito — Reprodução.

O Comandante Neves explicou que o objetivo da parceria é aproximar os agentes do Corpo de Bombeiros e a sociedade, criando uma estratégia em conjunto que seja eficaz no cumprimento de ações de segurança. Serão oferecidos treinamentos para as brigadas com foco no combate aos incêndios florestais bem como a capacitação de professores e alunos da rede escolar e servidores de órgãos públicos com para a aplicação correta das técnicas de primeiros socorros e prevenção de acidentes.

Ouro Preto é cercada por parques ambientais e abriga campos rupestres, matas de araucárias, florestas de candeias e possui grandes áreas remanescentes da Mata Atlântica. Sua vegetação predominante é o cerrado. Segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), os incêndios florestais ocorrem, com maior intensidade durante o período de junho a novembro, provocados por fatores climáticos ou por prática criminosa.

Foto — Tenente Leandro em palestra com alunos da Escola Municipal Monsenhor Castilho Barbosa. Crédito — Reprodução.

O Comandante informou que entre as demais atividades o combate aos incêndios florestais será uma prioridade no trabalho de capacitação das brigadas e agentes da Guarda Municipal. “Em Ouro Preto, o foco principal é trabalhar com o treinamento das brigadas, melhoria nas atividades, aquisição de equipamentos e materiais pra ficar à disposição da atividade de prevenção e combate a incêndios florestais”, explicou o Tenente Coronel, Comandante do Corpo de Bombeiros dos municípios de Acaiaca, Itabirito, Mariana e Ouro Preto.

O Secretário de Defesa Social, Juscelino Gonçalves comemorou a iniciativa e lembrou que é competência da Guarda Municipal dar apoio ao Corpo de Bombeiros e Instituto Estadual de Florestas (IEF) nas ações de combate aos incêndios florestais da cidade. O Secretário também aproveitou para informar o reforço que será feito no contingente da Guarda Civil de Ouro Preto com o concurso público.

“Com o concurso público vamos aumentar significativamente o contingente da Guarda Municipal, com papel importante nas ações de segurança no município. Hoje, temos trinta e oito agentes e esse número deve subir para sessenta e oito com capacidade de reserva de mais trinta agentes”, explicou Juscelino Gonçalves, bombeiro militar veterano do quadro de reserva do CBMMG.

Alunos da Escola da Barra em Blitz educativa realizada na Avenida dos Inconfidentes, após os cinco dias de proximidade com o Corpo de Bombeiros de Ouro Preto.
Crédito — Reprodução.

Deixar Um Comentário