Ouro Preto vai inaugurar a “van do CRAS” Volante e promover ação cidadã

O CRAS Volante foi instituído no município pela Lei Complementar nº 211 de 25 de maio de 2022, visando auxiliar os CRAS de referência, principalmente em localidades mais afastadas da sede.

Home » Ouro Preto vai inaugurar a “van do CRAS” Volante e promover ação cidadã
Por Juliana Rodrigues / Revisão: Victor Stutz Publicado em 06/11/2023, 15:29 - Atualizado em 06/11/2023, 15:29
Arte reprodução. Crédito — Ascom PMOP. Siga no Google News

A Prefeitura de Ouro Preto, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, vai inaugurar a van do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Volante na sexta-feira, 10 de novembro, às 10h, na quadra do Morro Santana.

O CRAS Volante foi instituído no município pela Lei Complementar nº 211 de 25 de maio de 2022, com o objetivo de auxiliar os CRAS de referência, principalmente em localidades mais afastadas da sede, ao prestar serviços de assistência social a famílias que residem em locais de difícil acesso, como em áreas rurais, comunidades indígenas e quilombolas.

Para a inauguração, o CRAS Volante e Padre Faria levarão os seus serviços socioassistenciais habituais à comunidade presente, como Cad Único, Bolsa Família, BPC / LOAS, requerimento para Carteira do Autista (CIPTEA), ID Jovem, e benefícios eventuais. Para o atendimento do CRAS, os interessados precisam apresentar os documentos pessoais e de todos os membros que moram na mesma casa, sendo: RG, CPF, comprovante de residência e de renda.

Além disso, algumas parcerias foram estabelecidas com instituições, entre elas com a Câmara de Vereadores de Ouro Preto, que no dia vai emitir certidões de antecedentes e RG. As pessoas interessadas em obter o RG, precisam portar os documentos obrigatórios (CPF, 1 foto 3x4 recente, comprovante de endereço, certidão original e legível de nascimento ou casamento ou divórcio) e documentos adicionais (carteira do SUS, título de eleitor, carteira de trabalho e tipagem sanguínea com comprovação via exame). Ao todo, serão distribuídas 40 senhas para obtenção do RG, cujo custo é de R$100,74 pela DAE, ou a depender das condições do usuário, poderá ter a taxa de isenção por meio do CRAS. O RG será entregue no endereço do solicitante, em um prazo de 5 a 15 dias.

Outra parceria confirmada é com a Secretaria de Saúde, por meio do PSF Andorinhas, que vai oferecer aferição de glicemia e pressão arterial, e com a agência dos Correios, com a emissão de CPF. Os interessados precisam levar o RG e título de eleitor (adultos), RG e certidão de nascimento original e legível (crianças), além do pagamento da taxa de R$7,00. Ainda no dia 10, haverá oferta de serviços de corte de cabelo, unhas e sobrancelhas, atividades culturais, rua de lazer com pipoca e algodão doce.

Atualmente, o CRAS Volante tem a liderança da diretora da Proteção Social Básica, Rigeli Mapa, e do coordenador, Rhenan Hermes.

Com o apoio do ex-deputado estadual Glaycon Franco, a van passou por modificações internas e externas para trabalhar como escritório itinerante, e contemplou uma adaptação do sistema elétrico, de telefonia e som e no mobiliário, e também a plotagem.

Além do CRAS Volante, o município mantém o CRAS em Antônio Pereira, Cachoeira do Campo e Santa Rita (distritos), São Cristóvão e Padre Faria (sede), que juntos desempenham um trabalho que busca a emancipação e autonomia do cidadão, com várias atividades como palestras, rodas de conversa e oficinas.

Deixar Um Comentário