Ouro Preto promove megaoperação de vacinação contra a gripe

Cadernetas também poderão ser atualizadas neste sábado (10/5).

Home » Ouro Preto promove megaoperação de vacinação contra a gripe
Por João Paulo Silva Publicado em 08/05/2025, 16:09 - Atualizado em 08/05/2025, 16:09
Foto — Reprodução. Crédito — Fábio Marchetto / SES-MG Siga no Google News

A Prefeitura de Ouro Preto convoca a população para o “Dia D” de imunização contra a influenza, uma ampla mobilização agendada para o próximo sábado, dia 10. A campanha visa expandir a proteção vacinal em todo o município, com a imunização aberta a todos os cidadãos a partir dos seis meses de idade.

A ação concentrada ocorrerá em dois pontos estratégicos: no pátio da Policlínica Municipal, localizada no bairro São Cristóvão, e no Complexo de Saúde de Cachoeira do Campo. Ambos os locais funcionarão das 8h às 16h, oferecendo à comunidade a oportunidade de se imunizar contra a gripe.

Adicionalmente à vacina contra a gripe, todas as vacinas integrantes do Plano Nacional de Imunizações (PNI) estarão disponíveis nestes pontos de atendimento. Essa iniciativa permite que os moradores de Ouro Preto aproveitem a ocasião para verificar e atualizar suas cadernetas de vacinação, garantindo a proteção contra diversas doenças.

“Convocamos toda a população, a partir dos seis meses de idade, a participar do nosso Dia D. Estaremos oferecendo a vacina contra a gripe, mas também realizando a atualização de todo o cartão vacinal com as demais vacinas disponibilizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS)”, enfatizou o secretário de Saúde, Leandro Moreira.

A iniciativa ganha ainda mais relevância com a proximidade do outono e inverno, estações propícias ao aumento de casos de síndromes respiratórias. “As vacinas são instrumentos cruciais para a preservação da vida. Observamos municípios vizinhos em estado de alerta devido ao crescimento de síndromes respiratórias, chegando a decretar situação de emergência. Portanto, é fundamental anteciparmos a proteção e nos prevenirmos”, alertou o secretário.

Desde o dia 29 de abril, a vacinação contra a gripe já está acessível a toda a população com mais de seis meses de idade nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da sede e dos distritos, além dos serviços itinerantes do vacimóvel e da UPA Dom Orione. Para receber a dose, basta apresentar o cartão de vacinação na unidade de saúde mais próxima ou comparecer ao Dia D no sábado.

A vacina contra a gripe é reconhecida por sua segurança e eficácia, desempenhando um papel vital na prevenção de complicações respiratórias, hospitalizações e, em casos graves, óbitos, especialmente entre idosos, crianças e indivíduos com comorbidades.

Deixar Um Comentário