A tradicional cerimônia de entrega da Medalha da Inconfidência, realizada nesta segunda-feira (21 de abril) em Ouro Preto, teve seu protocolo alterado em decorrência do falecimento do Papa Francisco. Em sinal de respeito, o hino nacional e o repertório musical previstos para a abertura do evento foram suprimidos, e um minuto de silêncio foi observado em memória do pontífice.
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos), foi o principal homenageado da edição de 2025. Convidado pelo governador Romeu Zema (Novo) para ser o orador oficial, Motta recebeu o Grande Colar da Inconfidência, a mais alta condecoração concedida na solenidade.
A cerimônia, realizada anualmente em Ouro Preto, presta tributo a personalidades e instituições que se destacaram por suas contribuições ao desenvolvimento de Minas Gerais e do Brasil. Os critérios específicos para a concessão da medalha não são divulgados publicamente. A honraria é dividida em três categorias: Grande Medalha, Medalha de Honra e Medalha da Inconfidência.
Deixar Um Comentário