Ouro Preto-MG implanta serviço de bilhetagem eletrônica no transporte coletivo

Carteirinhas de gratuidade continuarão valendo até dia 30 de novembro. Após esta data, só serão aceitos os cartões eletrônicos.

Home » Ouro Preto-MG implanta serviço de bilhetagem eletrônica no transporte coletivo
Por João Paulo Silva Publicado em 13/09/2018, 10:22 - Atualizado em 02/07/2019, 00:49

Foto-Divulgação
Crédio-Ane Souz/ASCOM-PMOP 

Visando modernizar o serviço de cobrança de passagens e proporcionar mais conforto e segurança aos passageiros que fazem uso do transporte urbano em Ouro Preto, a Prefeitura irá implantar a bilhetagem eletrônica nos ônibus das linhas que percorrem a cidade, inicialmente, na sede. O sistema já começa a funcionar a partir de 20 de setembro e os usuários terão até 30 de novembro para adquirirem o novo cartão.

Além de agilizar o embarque e desembarque, as roletas eletrônicas facilitam também a fiscalização do recolhimento do Imposto Sobre Serviço (ISS) pelas empresas concessionárias.

Outra vantagem é que os passageiros poderão fazer uso do aplicativo ‘Moovit’, (já disponível na PlayStore e em funcionamento para Ouro Preto) o qual permite planejar viagens de transporte público. O programa, que é gratuito e simples de usar, indica os trajetos dos ônibus, o tempo de viagem e os horários de todas as linhas. É muito útil também para reduzir o tempo de espera nos pontos.

Os novos cartões serão divididos nas seguintes categorias:

Cartão Benefício Especial para os portadores de necessidades especiais – os usuários devem procurar a OuroTran para obter o novo cartão a partir do dia 17 de setembro.

Cartão Benefício Sênior para os idosos acima de 60 anos – a solicitação é opcional e pode ser feita na Secretaria de Defesa Social a partir do dia 17 de setembro. Todos podem acessar o transporte coletivo apenas apresentando um documento oficial com foto, porém é interessante que todos tenham o cartão para que haja mais controle e segurança, de forma que possam sempre entrar pela porta da frente.

Cartão Vale-transporte destinado aos trabalhadores que recebem recargas regulares de seus empregadores – as próprias empresas serão responsáveis pela entrega dos cartões.

Cartão Usuário para os demais cidadãos em geral – os cartões poderão ser identificados com o CPF dos usuários (neste caso devem ser solicitados nas empresas de transporte coletivo) ou então poderão ser avulsos e, assim, comprados nos comércios do município. A partir de 20 de setembro, os cartões já estarão à venda nas garagens da Turin e Transcotta. O Terminal Rodoviário 8 de Julho será um ponto para recarga dos cartões.

Para aqueles que optarem pelo cartão com identificação do CPF, em caso de perda, o usuário poderá comunicar à empresa e, dessa forma, reaver o saldo que não havia sido utilizado.

As carteirinhas de gratuidade continuarão valendo até dia 30 de novembro. Após esta data, só serão aceitos os cartões eletrônicos. Já os vales-transportes de papel terão sua validade respeitada de acordo com o período estampado neles.

Os funcionários que atuam como cobradores nos ônibus permanecerão em seus cargos, pois, mesmo com as catracas eletrônicas, a tarifa continuará sendo vendida em dinheiro.

Assessoria de Comunicação/Prefeitura de Ouro Preto

Deixar Um Comentário