Ouro Preto-MG: ‘Alfredo Baeta’ comemora centenário com missa e confecção de tapetes de serragem

Inaugurada em 9 de novembro de 1920, a Escola Municipal Alfredo Baeta, está situada no bairro Cabeças e possui uma ligação muito forte com seus ex-alunos e comunidade escolar em geral. Uma revista comemorativa também foi lançada pela importante instituição de ensino.

Home » Ouro Preto-MG: ‘Alfredo Baeta’ comemora centenário com missa e confecção de tapetes de serragem
Por João Paulo Silva Publicado em 09/11/2020, 12:40 - Atualizado em 09/11/2020, 12:44
Foto – Tapetes de serragem enfeitaram a escola no fim de semana. Crédito – Divulgação. Siga no Google News

A pandemia do novo coronavírus, declarada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em 11 de março, não impediu que a Escola Municipal Alfredo Baeta comemorasse o seu aniversário. Há exatamente 100 anos, o sonho era edificado em Ouro Preto (MG). Muito tempo se passou, mas a dedicação e o amor à educação continuam os mesmos.

Para marcar a importante data, nessa segunda-feira (09), foi celebrada, às 7h, pelo padre Adilson Umbelino Couto, uma missa na Basílica de Nossa Senhora do Pilar. Além de pároco, Couto também é reitor da basília. Os fieis foram presenteados com uma revista elaborada pela escola, contendo fotos, levantamento histórico, depoimentos de ex-alunos, dentre outros. Cerca de 100 exemplares foram entregues. A intenção, conforme informou a diretoria, é que uma segunda edição do material seja produzido. Um livro repleto de informações históricas também deve ser lançado no próximo ano.

No domingo (08), seguindo todos os protocolos de segurança orientados pelos órgãos de saúde, ex-alunos e funcionários enfeitaram a calçada da escola com os tradicionais e coloridos tapetes de serragem, artesanato típico e sempre presente nas festas devocionais da cidade histórica de Minas. A escola estava iluminada e chamou a atenção por quem passava pela Rua Alvarenga, no bairro Cabeças, local onde está situada.

Tapetes de serragem adornaram o passeio da Escola Municipal Alfredo Baeta. Crédito - Divulgação.

Por meio de suas redes sociais, a Escola Municipal Alfredo Baeta comemorou o seu centenário com uma mensagem de agradecimento:   

“Há exatamente 100 anos, nascia a Escola Alfredo Baeta.
9 de novembro de 1920.
Quanto tempo se passou, quanta história!
Quanto conhecimento adquirido!
Foram cem anos de muito ensinamento, muitos desafios e muita dedicação de cada pessoa que passou pela vida da Escola.
Hoje é o fechamento de um ciclo de 100 anos.
Agora inicia-se uma nova caminhada.
Muita coisa mudou nos últimos anos, mas permanece a certeza de que para ir mais longe, precisamos estar sempre juntos, unidos, perseverantes...
Cada pessoa que passou pela escola, deixou sua contribuição que foi de suma importância para chegarmos até aqui.
Parabéns para a Escola Alfredo Baeta e sua comunidade escolar.”

Embora a mensagem institucional reflita todo o sentimento da comunidade escolar, a diretora Maria Regina Gonzaga também expressou o amor e a história da escola por meio de suas lembranças e trajetória:

“A escola é parte da minha vida. Além de ser ex-aluna, fui estagiária, professora, vice-diretora e estou na direção pela terceira vez. A Escola Municipal Alfredo Baeta formou grandes seres humanos e somos todos muito gratos por isso. O doutor Alfredo Baeta teve uma atitude muito nobre, foi um cidadão muito à frente do tempo”.

A diretora fez menção ao doutor Alfredo Baeta Neves que, nos anos 20, enquanto ocupava o cargo de presidente da Câmara Municipal de Vereadores, doou à instituição de ensino o terreno para a construção de uma sede própria.

“É preciso destacar também todo o empenho e dedicação da primeira diretora. Vera de Assis Martins sempre foi uma mulher de fibra, competente e dedicou anos de sua vida ao ensino. Sou muito grata a Deus por fazer parte disso. E, claro, não podemos deixar de agradecer ao empenho e dedicação de nossos ex-alunos”, completou.

Ainda por meio da redes sociais, alunos e alunas expressaram o seu amor e gratidão à escola. “Eu agradeço a Escola Estadual Alfredo Baeta por me ajudar a ficar cada vez mais inteligente. Foi lá onde eu conheci o meu primeiro amigo. Parabéns, feliz aniversário pelos 100 anos”, disse o pequeno William.  

Aluno da quarta série, Davi Lucas, agradeceu a hospitalidade da escola, que de acordo com ele, sempre o recebeu bem. “A Escola Alfredo Baeta sempre me recebeu de braços abertos. Parabéns pelos seus 100 anos”.

 “Quero agradecer a todo mundo que trabalha nessa escola, onde estudo há mais de três anos. Parabéns Alfredo Baeta”, foram as palavras da pequena Ana Lívia.

O Jornal Voz Ativa, ouro-pretanos, ouro-pretanas e toda a comunidade escolar parabeniza a Escola Estadual Alfredo Baeta pelos seus 100 anos de amor, dedicação e luta pela educação de qualidade. Feliz aniversário!

Deixar Um Comentário