A programação conta com desfile de mais de 60 blocos e mais de 30 atrações musicais
A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo divulgou nesta sexta-feira (31), durante uma coletiva de imprensa, alguns detalhes do Carnaval 2025. Com o tema “O Balanço da Cobra”, a festa homenageará os 50 anos de um dos blocos mais tradicionais da cidade, famoso por suas marchinhas irreverentes e sátiras sociais.
A mesa da coletiva de imprensa contou com a presença de importantes autoridades, entre elas Angelo Oswaldo, Prefeito de Ouro Preto; Flávio Malta, Secretário de Cultura e Turismo; Moisés Santos, Secretário de Segurança e Trânsito; Vantuir Antônio, Presidente da Câmara de Vereadores; Leleco Pimentel, Deputado Estadual; Tenente Domiciano, representante da Polícia Militar; Cida Zurlo, fundadora do Bloco O Balanço da Cobra e Rômulo Guiduci, presidente do Carnaval Surreal.
Com uma programação extensa, o Carnaval deste ano contará com mais de 30 atrações musicais e desfiles de 61 blocos distribuídos entre a sede e os distritos. O secretário de Cultura e Turismo, Flávio Malta, destacou que o evento valoriza as manifestações populares e reforça a identidade cultural de Ouro Preto. "O destaque é sempre o povo de Ouro Preto e os artistas locais. Nosso objetivo é valorizar e promover esses talentos da melhor forma possível. Este ano, com a novidade do credenciamento, buscamos facilitar tanto para a Prefeitura quanto para as bandas, melhorando o diálogo, garantindo mais uniformidade e transparência, além de ampliar a divulgação.”, afirmou.
Atrações confirmadas para o Carnaval 2025
A programação musical trará grupos de samba, pagode, axé e DJs, garantindo diversidade para os foliões ao longo dos cinco dias de festa. Entre os nomes confirmados estão: Abalô, Didgeridu, Ousadiah, Samba de Revista, Celso Alves, Anjo, Dennis Pires, Pagode do Mói, Sereno, Nata da Sociedade, Amigos do Samba, Doce Trapaça, Pagode Moléke, Sílvia Gomes, Sambaião, Pagode do Biel, Érika Curtiss, Pagode do Sinal, Tindoida, Vira Saia, Batucada OP, Fundo de Panela, Primus, Tropikaus, Woodstock, Candonguêro, K@zahara, Astral, Abadhá, Toninho Barbosa, Banda de Ouro, DJs, Mikareteiros, Espaço Afro Mineiridade, Refúgio do Samba.
Pré-Carnaval 2025*
O pré-carnaval já começa a agitar Ouro Preto com ensaios e festas nos dias que antecedem a grande folia. Confira os eventos programados:
Ensaios Rotineiros de Escolas de Samba e Blocos de Rua*
Aos sábados, domingos e durante a semana, os ensaios dos blocos e escolas de samba agitam as ruas de Ouro Preto, com horários e locais variados. Confira a programação:
Blocos da sede confirmados para 2025
A sede de Ouro Preto terá 30 blocos desfilando durante o Carnaval, levando irreverência e tradição às ruas históricas. Confira a lista oficial: Balanço da Cobra, Bandalheira, Bloco da Barra, Bloco do Mato, Bloco do Caixão, Charanga de Lata, Diretoria, Fanáticos, Funerária, Gatas e Gatões, Jesus é Bom a Beça, Lajes, Liga pra Rádio, Maracatrupe, Mobim, Os Chifrudos, Os Conspirados, Pirata, Sanatório Geral, Vermelho i Branco, Zé Bastião, Zé Pereira do Padre Faria, Zé Pereira dos Lacaios, Karnaval Revolução, Bloco Vira Saia, Bateria Carabina, Bloco Os Possuídos, Associação das Repúblicas - Saudade da Mãe, Bloco do Camaleão, Bloco da Lama.
Blocos dos distritos confirmados para 2025
Além da sede, os distritos de Ouro Preto terão 31 blocos distribuídos entre diferentes localidades. Confira a programação por distrito:
Antônio Pereira: Altas Horas, Fanfarrast, Total Flex, Bloco Folões de Praça, Rodrigo Silva, As Viúvas, Bloco da Lata, Cabaré, Chama a Polícia, Os Dungas, Praia, Vai Quem Quer, Vira Folhas
Cachoeira do Campo: Barbeiro, Bloco da Madrugada, Caipirinha, EmCima, Quero Mais, Vira Folha, 0.20 Vazado, Bloco dos Dungas, Lu no Bloco, Os Barbeiros (160 anos)
Glaura: Barcanas, Mô Fio
Santo Antônio do Leite: Fervendo Leite, Salto, Vira Copo, Pijama, Chapada, Unidos Chaparemos
Amarantina: Pré-Carnaval – Guido de Borgonha, Bloco Cordão da Tradição
Engenheiro Corrêa: Bloco do Trem.
* A programação dos ensaios é de responsabilidade das próprias escolas e blocos de rua, sendo a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo apenas uma apoiadora e divulgadora da realização dessas atividades.
Deixar Um Comentário