Ouro Preto investe 29% do orçamento de 2023 em saúde

Home » Ouro Preto investe 29% do orçamento de 2023 em saúde
Por Daniel Marcos Publicado em 08/06/2023, 17:33 - Atualizado em 08/06/2023, 18:03
leandro-almeida-secretario-saude-ouro-preto-mg
Foto – O secretário de saúde de Ouro Preto durante entrevista / Crédito – Daniel Marcos Siga no Google News

A Secretaria Municipal de Saúde de Ouro Preto faz investimento significativo na área da saúde, destinando aproximadamente R$ 120 milhões para o setor neste ano. Esse valor representa cerca de 29% do orçamento anual, superando o mínimo legal de 15%. A média de 30% em investimentos se mantém desde 2021.

A decisão de aumentar os recursos destinados à saúde é uma resposta à necessidade de fortalecer a assistência médica na rede municipal, que sofreu desarranjos devido à pandemia da COVID-19. Leandro Leonardo, Secretário de Saúde de Ouro Preto, explicou que as demandas por exames, cirurgias e internações que já existiam antes da pandemia se acumularam, resultando em novas necessidades. Pacientes chegaram a esperar por até cinco anos por atendimento médico.

Segundo o secretário, o setor terciário, que abrange cirurgias e internações hospitalares, foi o mais afetado pela pandemia devido ao acúmulo da demanda e exigiu um reforço adicional no orçamento. "É uma necessidade pós-pandemia, a população está mais doente e o governo reconhece a importância de investir mais na saúde", afirmou Leandro Leonardo, Secretário Municipal de Saúde de Ouro Preto.

No primeiro ano de governo, foram realizados ajustes no setor terciário, incluindo a efetivação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e a celebração de contratos cirúrgicos. Em 2022, a prefeitura obteve o credenciamento para nove leitos de UTI, elevando o número total de leitos para 19, atendendo assim a microrregião.

No segundo ano de governo, a prefeitura concentrou seus esforços na atenção primária, com a criação de três novas equipes do Programa Saúde da Família (PSF) nos bairros São Cristóvão, Amarantina e na região do Pocinho, promovendo uma redistribuição mais eficiente das equipes.

Retorno do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF)

Além disso, a prefeitura reintroduziu seis novas equipes do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), compostas por assistente social, farmacêutico, psicólogo, fisioterapeuta e, futuramente, fonoaudiólogo e terapeuta ocupacional. Essas equipes auxiliam as equipes básicas do PSF, formadas por enfermeiros, médicos, técnicos de enfermagem e agentes de saúde. No âmbito da atenção primária, cada equipe do NASF trabalha em conjunto com quatro equipes do PSF, desempenhando um papel indispensável na atenção preventiva aos usuários.

“A Secretaria Municipal de Saúde de Ouro Preto trabalha para uma assistência integral, garantindo prevenção, promoção da saúde, apoio diagnóstico e recuperação dos agravos a saúde”, finalizou Leandro.

Deixar Um Comentário