Ouro Preto inaugura Hospital dos Olhos em parceria com o Lions Club

A edificação determina um marco importante, tornando o município referência em tratamentos oftalmológicos na Região dos Inconfidentes

Home » Ouro Preto inaugura Hospital dos Olhos em parceria com o Lions Club
Por Isabella de Paula - Assessoria de Comunicação Prefeitura de Ouro Preto Publicado em 05/07/2022, 12:32 - Atualizado em 05/07/2022, 12:37
Foto – Reprodução / Divulgação. Crédito – Ane Souz. Siga no Google News

Na última quinta, 30 de junho, aconteceu a inauguração do Hospital dos Olhos de Ouro Preto. A edificação determina um marco importante, tornando o Município referência em tratamentos oftalmológicos na Região dos Inconfidentes. A cerimônia marcou também o início das comemorações do 311° do Ouro Preto. O centro oftalmológico vai atender demandas como cirurgia de catarata, glaucoma e outras doenças oculares, realizando adequadamente o tratamento para as mesmas.

Munido de equipamentos de ponta, o hospital é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Ouro Preto e o Lions Club International Foundation, a qual disponibilizou recursos fundamentais para concretizar a ação e diminuir as fragilidades da população. Todos os atendimentos vão ser oferecidos de forma gratuita através do Sistema Único de Saúde (SUS). As prestações de serviços poderão beneficiar não só a população ouro-pretana, mas também os residentes dos municípios de Mariana e Itabirito.

“É mais uma conquista no campo da saúde e nós festejamos isso com muita alegria, na semana da cidade, quando começamos a comemorar mais um aniversário da criação de Ouro Preto, nós temos esse presente para toda a população, que é uma moderna clínica oftalmológica, um Hospital dos Olhos”, declara o prefeito de Ouro Peto, Angelo Oswaldo.

Importância da parceria com o Lions Club

A parceria entre a Prefeitura e o Lions Club foi fundamental para a reestruturação do prédio, onde determinou o investimento para inovação dos equipamentos. A partir disso, o centro oftalmológico não vai apenas tratar os casos mais graves, mas também identificar problemas oculares iniciais, proporcionando o tratamento apropriado para cada caso. Isso vai evitar complicações e também que os pacientes não necessitem de se deslocar da sua localidade para outras cidades.

“É uma satisfação muito grande ter contribuído, porque nós trabalhamos em prol da comunidade, servindo a população no que ela precisar. A abertura dessa clínica não é só para a cidade de Ouro Preto, mas para as cidades adjacentes. Quem precisa cuidar dos olhos, não vai precisar sair de Ouro Preto para poder ter um tratamento adequado”, afirma o administrador do subsídio do Lions, Luciano Guimarães.

Os ouro-pretanos já possuíam acesso a consultas oftalmológicas básicas, porém devido às barreiras dos equipamentos que não eram aptos para realizar os tratamentos, aconteciam atrasos no diagnóstico. Este impedimento acabava complicando os problemas, nisso surge a necessidade de melhorar a oftalmologia da região, incluindo os cuidados com a retinopatia.

“A junção de vários segmentos assistenciais é o que permite fazer o nome Hospital dos Olhos. O mais importante em relação a isso é que, antes, a oftalmologia do município tinha bons profissionais, mas não tinha nenhum apoio de exames específicos e não conseguia dar um segmento no tratamento, justamente por causa dessa questão de acesso a exames. Hoje, com o hospital dos olhos, a gente garante profissionais de qualidade, equipamentos de ponta e todo o tratamento dentro do nosso próprio município”, relata o secretário de Saúde Leandro Moreira.

De acordo com o médico oftalmologista do Hospital dos Olhos, Alessandro Veiga, Ouro Preto está dando um passo muito grande em relação à oftalmologia. “A reestruturação da antiga Unidade de Pronto Atendimento (UPA) é um investimento de extrema importância, que traz inovação em tecnologia e em prestação de serviço. Além de ser uma conquista significativa para toda a população ouro-pretana e dos municípios ao redor”.

Saúde pública é prioridade em Ouro Preto

O Hospital dos Olhos traz para a população de Ouro Preto, além de um conforto na linha oftalmológica, uma necessidade, pois, até então, o usuário ficava aguardando na fila de espera para um atendimento, por exemplo, em Belo Horizonte. O serviço oftalmológico vem se fortalecendo a cada ano, ainda mais com essa parceria com o Lions Club.

“Ao chegar aqui no espaço, me deparei com uma cena que acho que resume o sentimento de todos aqui hoje. Os operários que trabalhavam na obra, estavam tirando uma fotografia junto à placa do Hospital dos Olhos. Ouro Preto está recebendo um presente que é o Hospital dos Olhos, que será referência para a Região dos Inconfidentes. A saúde pública é uma meta prioritária para a população de Ouro preto e assim será tratado”, reitera o chefe de Gabinete”, Zaqueu Astoni.

Foto - Reprodução / Divulgação. Crédito - Ane Souz.

A cerimônia de inauguração do Hospital dos Olhos de Ouro Preto contou com a presença do prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo, a vice-prefeita, Regina Braga, o presidente da Câmara Municipal, Luiz Gonzaga, chefe de Gabinete, Zaqueu Astoni, secretário Municipal de Saúde, Leandro Moreira, secretário de Obras, Antônio Simões, secretária Adjunta de Saúde, Isabela Teixeira, secretário Adjunto de Obras e Urbanismo, Valter Fagundes, gestor do projeto e diretor na chefia de Gabinete, Mateus Guimarães, médico oftalmologista do Hospital dos Olhos de Ouro Preto, Alessandro Veiga, governador do distrito Lions Clube-4 gestão 2020/2021, Clebert José, e o administrador do subsídio, Luciano Guimarães, representando a Marise Resende, governadora do distrito lc-4 2021/2022, do lions club 5. Além destes, outros representantes também participaram da inauguração.

Deixar Um Comentário