O evento, realizado no último sábado (22), marcou os 290 anos da realização do Triunfo Eucarístico e teve um público de mais de 10 mil pessoas. Com um cortejo que durou 1h30, o Triunfo Barroco reuniu 700 pessoas representando diversas alas da sociedade, como grupos de congado, artistas, escolas de samba, grupos de dança e religiosos, além de atores, dançarinos, músicos, personagens e alegorias mitológicas que fizeram parte do cortejo.
As comemorações começaram de manhã, com repique de sinos nas Igrejas de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos e Basílica Menor de Nossa Senhora do Pilar. À tarde, os arautos convidaram para o grande cortejo, iniciado às 18h, ao som dos sinos (sinerata). Houve missa solene na Igreja Nossa Senhora do Rosário, com a Orquestra Jovem de Ouro Preto, o Coral Francisco Gomes da Rocha e um intérprete de libras.
O Triunfo Barroco foi um grande sucesso, com 100% de ocupação nos hotéis. O prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo de Araújo Santos, destacou que a reconstituição do Triunfo Eucarístico não se limita ao aspecto religioso, pois tem uma significância cultural. "Após 290 anos, estamos reconstituindo o Triunfo Eucarístico, não apenas no sentido religioso, mas principalmente no âmbito cultural. É claro que há uma dimensão de fé, mas é também um exemplo cultural e histórico que busca recriar o que foi essa procissão. Considerado um dos maiores eventos barrocos produzidos no Brasil durante o período colonial, estamos reconstituindo esse cortejo em 1993, quando completava 260 anos, e novamente em 2006 e 2011, quando celebrei o meu mandato como prefeito dos 300 anos de Vila Rica", disse ele. A próxima edição do evento está prevista para acontecer daqui a 10 anos.
Centenas de pessoas saíram com diversos tipos de figurinos, sendo dezenas de Raul Belém Machado, cenógrafo, figurinista e arquiteto teatral que se destacou por sua participação em grandes óperas e espetáculos na Fundação Clóvis Salgado. Alguns figurinos usados na Semana Santa vieram de Sabará e, também, roupas cedidas pelo prefeito de Itapecerica Wirley Reis, o Teko, usadas nas festas de reinado.
Vários grupos folclóricos de Ouro Preto e de seus distritos participaram, assim como duas tradicionais sociedades musicais, a Banda Bom Jesus de Matosinhos, popularmente conhecida como a Banda do Rosário, e a Bom Jesus das Flores, do Alto da Cruz, as duas fundadas no mesmo ano, em 1932. O enorme dragão da Escola de Samba Unidos do Padre Faria, a campeã do carnaval 2023, também participou do desfile, chamando a atenção do público.
O presidente da CEMIG, Reynaldo Passanezi Filho, grande patrocinador do Triunfo, menciona que se orgulha em afirmar que a Cemig é a maior patrocinadora cultural do estado, demonstrando o compromisso da empresa com a cultura local e o desejo de contribuir para o desenvolvimento cultural e social da região. Além disso, afirma que a cultura é capaz de revigorar mentes recentes e trazer iluminação para as pessoas. A Cemig se apresenta, também, como uma das grandes responsáveis por atuar na preservação do patrimônio material e imaterial, da memória e da identidade do povo minero. Os projetos incentivados pela Cemig objetivam chegar nas diferentes regiões do estado, beneficiando mais pessoas e promovendo a democratização do acesso às práticas culturais. Assim, incentivar e impulsionar o crescimento do setor cultural em Minas Gerais reflete e reforça o compromisso e o posicionamento da Cemig em transformar vidas com a nossa energia.
O secretário de Cultura e Turismo de Ouro Preto, Flávio Malta, ressalta que Ouro Preto reviveu mais uma vez o esplendor do Triunfo Eucarístico. "Para recriar um dos mais importantes eventos barrocos já produzidos no Brasil, fizemos uso do precioso roteiro histórico de autoria de Simão Ferreira Machado, livreto publicado em 1734 que descreve, com detalhes, a inusitada fusão de elementos sacros e profanos que resultou no cortejo monumental do translado do Santíssimo Sacramento da Igreja do Rosário para a Matriz do Pilar, em 1733", explica Flávio, que foi responsável pela coordenação artística do evento.
Por sua vez, o coordenador geral do “Triunfo Barroco”, Gilson Antunes, da Holofote Cultural, empresa proponente do projeto, destaca que Ouro Preto é um dos mais importantes destinos turísticos brasileiros. Com sua reputação reforçada por uma rica programação de eventos que, ao longo do ano, atrai milhares de turistas, garantindo renda para a população. “O Triunfo Barroco é um evento que envolve cultura, história, arte e religiosidade, a qual são as características positivas dos melhores eventos de Ouro Preto”, disse o produtor.
O Projeto foi patrocinado pela Cemig, por meio da lei estadual de incentivo à cultura, com realização do Governo de Minas e Prefeitura de Ouro Preto. A produção ficou a cargo da Holofote Cultural, com apoio da Paróquia Nossa Senhora do Pilar e Fundação Clóvis Salgado.
Rede hoteleira de Ouro Preto registra 100% de ocupação com o Triunfo Barroco
O secretário de Cultura do Estado, Leônidas Oliveira, destaca que que além do turismo religioso, o evento também é significativo para o turismo cultural, tornando-se uma festa que atrai uma diversidade de atividades e que representa o passado histórico da inauguração da igreja do Pilar. “Me dá muita alegria porque Ouro Preto está com 100% de ocupação hoteleira. Muitos amigos quiseram vir e, infelizmente, não acharam lugar. Mas, isso mostra a pujança da nossa cultura que se apresenta na forma turística e também mostrando a potência para geração de emprego e renda, movimentação da economia de Ouro Preto e de toda a Minas Gerais”, relata Leônidas
Triunfo Eucarístico
O Triunfo Eucarístico foi um grande festival barroco que aconteceu durante nove dias em maio de 1733 em Vila Rica, antigo nome de Ouro Preto. Com o crescimento econômico de Vila Rica, devido à intensa procura do ouro, decidiu-se ampliar a Matriz do Pilar, paróquia criada em 1712. Durante as obras, o Santíssimo Sacramento é transferido para a Igreja do Rosário, e com a conclusão dos trabalhos de ampliação, ele retorna para a Igreja do Pilar em meio a uma grande festa, que terminou em uma imensa procissão.
Deixar Um Comentário