Ouro Preto elege delegados para Conferência Nacional de Economia Solidária

Eleição ocorreu na terça-feira (15), em Belo Horizonte, durante a 4ª Conferência Estadual.

Home » Ouro Preto elege delegados para Conferência Nacional de Economia Solidária
Por JornalVozAtiva.com Publicado em 24/04/2025, 09:55 - Atualizado em 24/04/2025, 09:55
Foto — Reprodução. Crédito — Arquivo/ SMDEIT. Siga no Google News

Três representantes de Ouro Preto foram escolhidos como delegados para representar Minas Gerais na 4ª Conferência Nacional de Economia Popular Solidária. A eleição ocorreu na terça-feira (15), em Belo Horizonte, durante a 4ª Conferência Estadual. Ao todo, 84 delegados mineiros levarão as demandas do estado sobre o tema para Brasília, em agosto.

A Economia Popular Solidária abrange um conjunto de atividades econômicas nos âmbitos de produção, comercialização, troca, compra e finanças, estruturadas coletivamente sob os princípios da autogestão e da participação democrática de todos os envolvidos. Em Ouro Preto, essa modalidade econômica se manifesta, por exemplo, em associações de artesãos.

Fortalecimento da representatividade

A expressiva participação de Ouro Preto nas conferências é fruto do trabalho conjunto do Fórum Municipal de Economia Solidária, que no ano anterior organizou a 1ª Conferência Intermunicipal de Economia Solidária na cidade histórica. O evento reuniu diversos municípios das regionais Inconfidentes e Vertentes.

Com o propósito de apresentar o panorama de Minas Gerais sobre o tema e trabalhar pela implementação de políticas públicas que impulsionem os setores, o diretor de Economia Criativa e Solidária da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia da Prefeitura de Ouro Preto, Luiz Viana, foi eleito delegado na categoria Gestores Públicos.

Na categoria Empreendimentos Solidários, a delegada eleita é Bruna Maria dos Santos, do Coletivo Pretas de Ouro. O terceiro representante de Ouro Preto é Ricardo Reis, do instituto Saberes do Território, delegado pela categoria Entidades de Apoio e Fomento. A Economia Solidária tem ganhado força na região por meio da organização da sociedade civil e da atuação em rede com o poder público.

Deixar Um Comentário