Prefeitura de Ouro Preto adere a consórcio que vai recolher animais de grande porte nas ruas

O Serviço começa a funcionar nos próximos dias com plantão 24h.

Home » Prefeitura de Ouro Preto adere a consórcio que vai recolher animais de grande porte nas ruas
Por Daniel Marcos Publicado em 25/06/2024, 18:33 - Atualizado em 25/06/2024, 18:54
Foto — Secretário de Segurança e Trânsito Subtenente Moisés fala com o repórter Daniel Marcos. Crédito — Jornal Voz Ativa. Siga no Google News

O Secretário Municipal de Segurança e Trânsito, Moisés dos Santos, anunciou que a prefeitura de Ouro Preto está tomando medidas para solucionar o problema dos animais de grande porte, como cavalos e bois, soltos pelas ruas da cidade. Segundo o secretário, o município está em processo de adesão ao consórcio da Codap, que está em fase final de implementação.

O secretário garantiu que o consórcio permitirá a Ouro Preto contar com um serviço exclusivo de coleta desses animais, numa modalidade mais eficiente e custo reduzido aos cofres públicos.

“Estamos finalizando o trâmite do consórcio e, em cerca de dez dias, teremos acesso a um curral localizado em Ouro Branco. Esse consórcio envolve as cidades de Mariana, Itabirito e Ouro Preto”, explicou Moisés.

O consórcio contará com profissionais capacitados, incluindo cuidadores e veterinários, além de veículos apropriados para a coleta de animais de grande porte, o que exige um manejo especializado. O serviço funcionará 24 horas por dia.

Após o recolhimento, os animais receberão cuidados médicos, alimentação e abrigo. Se o proprietário não aparecer, após um processo legal, o animal poderá ser leiloado. O Secretário informou que o Departamento de Trânsito e Transporte de Ouro Preto (Ourotran) e a Guarda Municipal atuarão conjuntamente para resolver situações relacionadas a esses animais nas vias públicas. Moisés ressaltou a importância de os cidadãos entrarem em contato com a Guarda Municipal pelo número 153.

Em um caso recente no bairro São Cristóvão, agentes da Guarda Municipal recolheram um cavalo ferido com a ajuda de um veterinário, que prestou os cuidados necessários. O proprietário do animal foi notificado novamente sobre suas obrigações, já que o abandono de animais é considerado crime de maus-tratos.

O Secretário aproveitou para fazer um apelo aos organizadores de cavalgadas, pedindo conscientização sobre os cuidados necessários com os animais. “Pedimos às comitivas de cavaleiros e às organizações parceiras que realizem campanhas educativas e informem as pessoas sobre a necessidade de cuidar bem dos animais”, enfatizou.

Um Comentário

  1. Marilene Alves 27/06/2024 em 06:31- Responder

    Parabéns Sr. sargento que através dessa atitude louvável surge novos horizontes.
    Deus abençoe!

Deixar Um Comentário