22ª Reunião da Câmara de Ouro Preto
Clique play e assista

Ouro Preto – Basílica do Pilar celebra 10 anos de sua elevação

Home » Ouro Preto – Basílica do Pilar celebra 10 anos de sua elevação
Por Tino Ansaloni Publicado em 30/11/2022, 18:36 - Atualizado em 30/11/2022, 18:56
basilica-nossa-senhora-pilar-ouro-preto
Foto – Basílica de Nossa Senhora do Pilar em Ouro Preto / Crédito-Tino Ansaloni Siga no Google News

Você poderá assistir pelo Facebook do Jornal Voz Ativa, a missa, nessa quinta-feira, 01/12, às 7h

Na quinta-feira, 01/12/2022, será comemorada, com missa, às 7h, em Ouro Preto-MG, a elevação da Igreja Matriz da Padroeira da cidade, Nossa Senhora do Pilar a Basílica. A elevação a basílica significa que a Matriz do Pilar é considerada “território do papa” e recebeu todas as insígnias ou emblemas papais e se iguala em dignidade às basílicas romanas, lembrando que apenas as quatro basílicas de Roma são denominadas “maior”, enquanto as demais, em qualquer parte do mundo, são chamadas de “menor”, embora isso não tenha nada a ver com as dimensões do templo.

https://youtu.be/3JVjsGKwt3A

Na manhã do dia 27 de outubro de 2012, o então Arcebispo, Dom Geraldo Lyrio Rocha, trouxe, por telefone, a notícia para a Arquidiocese de Mariana, especialmente para a Comunidade Católica de Ouro Preto, da acolhida, em Roma, pela Secretaria para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, do pedido arquidiocesano para que a Matriz de Nossa Senhora do Pilar, de Ouro Preto, no ano então celebrativo dos 300 anos, fosse elevada à dignidade de Basílica Menor.

Com isso, a Matriz de Nossa. Senhora do Pilar se uniu mais estreitamente à Roma, às suas basílicas, como a Basílica de Santa Maria Maior, vinculada diretamente ao Papa. Com a associação ao Papa estão presentes em um dos símbolos da Basílica, a Umbrela que ficará no presbitério, com as insígnias pontifícias.

Foi Dom Geraldo quem dirigiu este pedido à Igreja e quem levou, pessoalmente, a Roma, por ocasião do Sínodo da Igreja, um volumoso processo, com farto material histórico e pastoral do Pilar, em resposta às solicitações da Secretaria da Igreja, no Vaticano.

No dia 1º de dezembro de 2012, foi então celebrada a dedicação da Matriz do Pilar e sua oficialização como Basílica, durante a visita pastoral do arcebispo à nossa Paróquia. No mesmo dia houve também a celebração in memoriam dos 54 anos de ministério presbiteral do Cônego José Feliciano da Costa Simões que por 46 anos esteve à frente da Paróquia como pároco.

No domingo, dia 28 de outubro, daquele ano, houve repique de sinos das Igrejas de Ouro Preto, às 12h, em sinal de alegria, gratidão e louvor a Deus pela graça em favor da Igreja e de seu povo, especialmente para a tricentenária Vila Rica de Ouro Preto.

Deixar Um Comentário