Ouça: município lança Programa de Obras

Home » Ouça: município lança Programa de Obras
Por João Paulo Silva Publicado em 03/08/2021, 19:11 - Atualizado em 04/08/2021, 12:25
Foto-Momento da assinatura de ordem de serviço para Programa de Obras / Crédito-Ane Souz Siga no Google News

Programa vai abranger a sede e os distritos.

Clique play e ouça matéria

Segundo o secretário de Obras, Antônio Simões, programa é fruto de uma organização interna da pasta e da reestruturação da secretaria que passou a valorizar a mão de obra efetiva, até então, abandonada.

“Investimento na cidade e melhoria de vida da população. Uma prefeitura presente na cidade e nos distritos”. Durante coletiva de imprensa realizada na manhã desta terça-feira (03/08), no auditório da Prefeitura Municipal de Ouro Preto (PMOP), o governo Angelo Oswaldo assinou a Ordem de Serviço de seu novo Programa de Obras. De acordo com a administração municipal, o mesmo terá início imediato e comtemplará unidades básicas de saúde, escolas, terminais de ônibus, estradas vacinais, entre inúmeras outras. Segundo o secretário de Obras, Antônio Simões, o programa é fruto de uma organização interna da pasta e da reestruturação da secretaria que passou a valorizar a mão de obra efetiva, até então abandonada.

Ainda de acordo com Simões, todas as intervenções possuem projeto e passaram por um processo de sondagem para que sejam feitas obras duradouras e com qualidade, sem a necessidade de serem refeitas. “Não vamos brincar de fazer obras. Por isso, todo o projeto passou por levantamento topográfico, sondagem e também possuem projetos complementares, tudo dentro das normas vigentes. As empresas envolvidas foram selecionadas por meio de licitação. Haverá fiscalização constante, responsabilidade de corpo técnico qualificado, independente de quem seja o executor”.

A vice-prefeita Regina Braga reiterou que Ouro Preto tem uma infinidade de demandas, principalmente em matéria de acessibilidade. “Ninguém acredita que ainda existam ruas sem rede de esgoto, repletas de lama e poeira e com difícil acesso de carro ou a pé. Só nós sabemos a desordem que começamos”. Ainda de acordo com Regina, mais importante que fazer obra é fazer direito, respeitar o povo de Ouro Preto que é quem paga essa conta por meio de impostos. A vice-prefeita afirmou também que a questão da fiscalização é fundamental. “Obra que não é fiscalizada, pode esperar que vai dar problema”.

Já o prefeito Angelo Oswaldo afirmou que muitas obras já foram realizadas desde o começo de seu governo no início de 2021. “A assinatura dessa Ordem de Serviço é um momento simbólico, mas é muito importante que haja esse ato simbólico, pois ele demarca não somente o início de obras, visto que já existem muitas em curso”.  Angelo Oswaldo disse também que o Programa de Obras marca uma segunda etapa no município. O primeiro momento foi voltado para organização da casa.

“Sem planejamento não temos como elaborar coisas bem-feitas e realizar orçamento”. Herdamos muitas obras malfeitas ou feitas às pressas. Hoje, nós temos como iniciar uma série de obras que já estavam em planejamento. Muito do primeiro semestre aconteceu na prancheta calculando e planejando os próximos passos, agora temos condição de ter um ritmo mais acelerado”.

Nesse primeiro segmento de Obras, as ações irão contemplar:

Sede: Bairros Alto da Cruz e Padre Faria (asfaltamento da Rua Francisco Isaac); Bairro Morro da Queimada (asfaltamento da Rua Belo Horizonte); Bairro Morro Santana (Infraestrutura e pavimentação na Rua São Geraldo); Bairro Centro(drenagem de águas pluviais na Rua Diogo de Vasconcelos junto ao Centro de Convenções).

Distrito de Cachoeira do Campo: Bairro Vila Alegre -  Rua Um próximo ao Caic, Rua das Orquídeas (drenagem de águas pluviais); Bairro Dionísio, Rua Santo Antônio do Leite (finalização dos serviços de canaleta, boca de lobo e sarjeta).

Distrito de Rodrigo Silva: Rua Santa Efigênia e Rua Nossa Senhora da Conceição (drenagem de águas pluviais); Estrada principal que liga o distrito ao subdistrito de Fundão (projeto de recuperação da estrada);

Distrito de Antônio Pereira: Ruas Ametista, Turmalina, Berilo, Granada, Galena, Alexandrita, Ônix (asfaltamento); Avenida Perimetral do Ouro, Vila Residencial Antônio Pereira (recapeamento);

Distrito de Amarantina: Rua São Gonçalo (drenagem de águas pluviais).

Distrito de Santo Antônio do Leite: Rua 21 de abril e Rua 12 de Março no Gouveia (projetos de drenagem de águas pluviais); Chapada: Rua A (Rua da Feirinha), Rua Niterói e Rua São Paulo (interligação de drenagem entre Chapada e Passagem);

Distrito de Santo Antônio do Salto: restauração de parte do muro do cemitério.

Deixar Um Comentário