O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de "grande perigo" em razão de uma onda de calor em grande parte da Região Centro-Oeste e no estado do Tocantins. De acordo com o Inmet, a onda de calor que vai até a sexta-feira (9), teve início pouco depois do meio-dia de ontem (5). O instituto disse que há risco de morte por hipertermia.
O instituto disse também que durante este período as temperaturas registrarão 5ºC acima da média na região. O aviso registra alerta para as seguintes áreas: Distrito Federal, centro sul, nordeste, norte, sudeste e sudoeste mato-grossense, centro, leste, sul, norte e noroeste goiano, sudeste, sul e oeste tocantinense.

Aviso de: Onda de Calor. Grau de severidade: Grande Perigo
Evento: Onda de Calor
Início: 5/10/2020 12h1min
Fim: 9/10/2020 23h59min
Instituição: Instituto Nacional de Meteorologia
Riscos Potenciais:
INMET publica aviso iniciando em: 05/10/2020 12:01. Hipertermia/Risco de morte. Temperatura 5ºC acima da média por período maior do que 05 dias.
Instruções:
Contate a Defesa Civil (telefone: 199).
Municípios:
Abadia De Goiás - GO (5200050), Abadiânia - GO (5200100), Acorizal - MT (5100102), Acreúna - GO (5200134), Adelândia - GO (5200159), Água Boa - MT (5100201), Água Fria De Goiás - GO (5200175), Água Limpa - GO (5200209), Águas Lindas De Goiás - GO (5200258), Alexânia - GO (5200308)... Veja mais.
Área afetada:
Aviso para as áreas: Distrito Federal, Centrossul Mato-Grossense, Nordeste Mato-Grossense, Norte Mato-Grossense, Sudeste Mato-Grossense, Sudoeste Mato-Grossense, Centro Goiano, Leste Goiano, Sul Goiano, Norte Goiano, Noroeste Goiano, Sudeste Tocantinense, Sul Tocantinense e Oeste Tocantinense.
Emergência
Em caso de emergência, o Inmet recomenda que a população contate a Defesa Civil (telefone 199). Também deve ser aumentada ingestão de líquidos, evitar a prática de atividades físicas ao ar livre entre as 10h e 17h e usar protetor solar.
Previsão do tempo para Minas Gerais nesta terça-feira, 6 de outubro
Boletim do Instituto Nacional de Meteorologia - Belo Horizonte
Nesta terça-feira (6/10), as temperaturas continuam elevadas em Minas Gerais e pode haver novo recorde em Belo Horizonte, ao longo da semana. A máxima prevista de de 41ºC, no Triângulo Mineiro.
A maior parte do estado continua sob ação de uma massa de ar seco, com índices de umidade inferiores a 20% à tarde. Há condições de chuva isolada apenas nas regiões Sul e Zona da Mata.
Clique aqui para conferir a previsão completa do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Mariana e Ouro Preto
Ainda de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, em Ouro Preto, as máximas chegam aos 34°C. A Umidade relativa do ar varia de 90% a 25%. O céu apresenta poucas nuvens e há a predominância de ventos fracos.

Já em Mariana, as máximas chegam aos 35°C. A umidade relativa do ar tem variação de 90% a 30%. Céu com poucas nuvens e predominância de ventos fracos.

Sobre o INMET
A missão do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), órgão do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, é prover informações meteorológicas à sociedade brasileira e influir construtivamente no processo de tomada de decisão, contribuindo para o desenvolvimento sustentável do País. Esta missão é alcançada por meio de monitoramento, análise e previsão de tempo e de clima, que se fundamentam em pesquisa aplicada, trabalho em parceria e ,compartilhamento do conhecimento, com ênfase em resultados práticos e confiáveis.
A estrutura organizacional do INMET contempla sua sede, em Brasília, com quatro Coordenações, e dez Distritos de Meteorologia (DISMEs), distribuídos estrategicamente nas capitais, com o propósito de estabelecer parcerias e melhor atender os usuários.
São atribuições do INMET: elaborar e divulgar, diariamente, em nível nacional, a previsão do tempo, avisos e boletins meteorológicos especiais; promover a execução de estudos e levantamentos meteorológicos e climatológicos aplicados à agricultura e outras atividades correlatas; coordenar, elaborar e executar programas e projetos de pesquisas agrometeorológicas e de acompanhamento das modificações climáticas e ambientais; estabelecer, coordenar e operar as redes de observações meteorológicas e de transmissão de dados, inclusive aquelas integradas à rede internacional; propor a programação e acompanhar a implementação de capacitação e treinamento de recursos humanos, em atendimento a demandas técnicas específicas.
Com informações da Agência Brasil e do Inmet
Deixar Um Comentário