7ª Audiência Pública de 2025 - Situação das terras da Febem e Novelis
Clique play e assista!

Quase realidade: oncologia clínica e cirurgia oncológica na Região dos Inconfidentes

Uma luta do vereador Zé do Binga, envolve o apoio da PMOP e Santa Casa de Ouro Preto na busca por parceria com a Santa Casa de BH para concretizar o Hospital Geral de Oncologia na Região dos Inconfidentes.

Home » Quase realidade: oncologia clínica e cirurgia oncológica na Região dos Inconfidentes
Por JornalVozAtiva.com Publicado em 03/05/2024, 13:25 - Atualizado em 03/05/2024, 13:25
oncologia-clinica-cirurgia-oncologica-regiao-inconfidentes
No registro: Zé do Binga, Angelo Oswaldo, secretário Leandro Moreira, Dr. Tuian, Dr. Frederico e os representantes da Santa Casa de Ouro Preto em reunião com a direção da Santa Casa de Belo Horizonte, que tem como provedor Roberto Otto Augusto de Lima. Siga no Google News

Desde setembro do ano passado, com dados levantados pelos médicos Dr. Tuian Cerqueira, professor de cirurgia da UFMG; e Dr. Frederico Dallis Fonseca de Toledo, cirurgião oncológico da Santa Casa de Belo Horizonte e Hospital João XXIII, o vereador Zé do Binga reuniu-se com o prefeito Angelo Oswaldo para, juntos, viabilizarem a prestação de serviços gerais de Oncologia em Ouro Preto.

Os números comprovam um alto índice de câncer – principalmente de garganta e pulmão – não só no município, mas também na região; o que justifica a implantação de um serviço completo para disgnóstico e tratamento, assim evitante a consternação dos pacientes, em situação delicada, terem que se deslocar até a capital mineira.

A empreitada já tem o apoio do Ministério da Saúde, através do Dr. Helvécio Miranda Magalhães Júnior, secretário de Atenção Especializada do Ministério da Saúde que, mediante os dados apresentados, constatou que a Santa Casa de Misericórdia de Ouro Preto atende os pré-requisitos exigidos e estruturais para o credenciamento e prestação do serviço através do SUS.

Com o avanço das tratativas, estima-se que a questão de triagem e ambulatorial já comece a ser prestada no segundo semestre desse ano. A chegada desses serviços, de certo, diminuirá o desgaste daqueles que estão em tratamento contra o câncer e seus familiares. Assim trazendo mais dignidade para nossa gente.

Deixar Um Comentário