O Governo de Minas homenageou, nesta sexta-feira (21), oficiais e praças da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) com a Medalha da Inconfidência. A honraria, concedida pelo Estado a personalidades e instituições que contribuíram para o desenvolvimento de Minas Gerais e do país, foi entregue pelo governador Romeu Zema durante cerimônia na cidade histórica de Ouro Preto para celebrar o Dia de Tiradentes, patrono das Polícias Militares do Brasil. Nesta data, a capital do estado é transferida simbolicamente para Ouro Preto, como parte das tradições.
O comandante-geral, coronel Rodrigo Piassi do Nascimento, o chefe do Estado-Maior, coronel Marcelo Ramos de Oliveira, e o chefe do Gabinete Militar do Governador e Coordenador Estadual de Defesa Civil, coronel Carlos Frederico Otoni Garcia, foram homenageados com a Grande Medalha.
Com a Medalha da Inconfidência foram agraciados: coronel Fernando Marcos dos Reis; coronel Micael Henrique Silva; coronel Eugênio Pascoal da Cunha Valadares; tenente-coronel Paulo Roberto Bermudes Rezende; 1º sargento Maurício Carlos de Souza e o 2º sargento Marcos Aurélio Silva Dias de Paula.
Cerimônia
A solenidade teve dois momentos distintos. A honra militar - com a presença dos Dragões da Inconfidência, o hasteamento da bandeira, a colocação de flores no monumento ao mártir da Inconfidência Mineira, a salva de 21 tiros, realizada na Praça Tiradentes, no coração da cidade histórica - e o ato da entrega da Medalha da Inconfidência no Centro de Artes e Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop).
Condecoração
A Medalha da Inconfidência possui quatro designações: Grande Colar, Grande Medalha, Medalha de Honra e Medalha da Inconfidência A honraria foi criada em 1952 pelo governador Juscelino Kubitscheck e é, tradicionalmente, entregue todo dia 21 de abril, Dia de Tiradentes, em alusão a Joaquim José da Silva Xavier, mártir da Inconfidência Mineira, movimento de independência que teve como epicentro a cidade de Ouro Preto, no século 18.
A data resgata os valores históricos de Minas Gerais, como a luta por um processo mais democrático e de liberdade. Tiradentes foi executado em 21 de abril de 1792, no Rio de Janeiro.
Deixar Um Comentário