22ª Reunião da Câmara de Ouro Preto
Clique play e assista

“Não vamos admitir óbitos pela onda de frio”, afirma secretário de Defesa Social

O titular da pasta, Juscelino Gonçalves, falou de medidas preventivas elaboradas pela Prefeitura, forças de segurança e entidades com a intenção de minimizar o impacto da onda de frio na população mais vulnerável de Ouro Preto-MG.

Home » “Não vamos admitir óbitos pela onda de frio”, afirma secretário de Defesa Social
Por JornalVozAtiva.com Publicado em 30/07/2021, 14:43 - Atualizado em 30/07/2021, 14:43
Termômetros registram 4ºC na madrugada desta sexta-feira (30) em Ouro Preto. Crédito – Reprodução. Siga no Google News

Uma onda de frio atinge a cidade de Ouro Preto, Minas Gerais, assim como em outras partes do País. A previsão é de que as temperaturas fiquem muito baixas até a próxima segunda-feira (02/08). Nesta madrugada termômetros registraram 4°C, mas também houve relatos de internautas, de que a temperatura chegou a 2°C em alguns bairros da cidade e até 1°C em outros. Nós conversamos com Juscelino Gonçalves, secretário Defesa Social no município. Veja as ações que estão sendo tomadas e como ajudar.

Gonçalves que também é bombeiro militar de Minas Gerais comentou algumas dessas ações específicas que estão sendo tomadas pela Prefeitura em parceria com outras entidades com a intenção de minimizar o impacto da onda de frio, principalmente para a população mais vulnerável.

“A Defesa Civil Municipal, lotada na Secretaria de Defesa Social, recebeu, desde o início da semana, um alerta meteorológico da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) e também do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), um alerta sobre uma massa de ar polar vinda do sul do Brasil em direção à Região Sudeste, atingindo até a ponta do Acre. Isso preocupou muito as autoridades”.

Ainda de acordo com o secretário de Defesa Social, diante dessa informação, várias entidades e órgãos de segurança como Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Pastoral de Rua da Paróquia de Nossa Senhora do Pilar, AOPA (Associação Ouro-Pretana de Proteção Animal), além da equipe de zoonoses e voluntários, se organizaram a fim de minimizar o impacto dessa onda de frio que chega à Cidade Patrimônio Mundial.

“A nossa grande preocupação é a queda abrupta de temperatura [em média de 5 a 6°C] que pode, inclusive, provocar mortes e agravamentos em pessoas vulneráveis como idosos, crianças e portadores de comorbidades. Diante disso, nós organizamos, a partir da Secretaria de Saúde, Defesa Civil e de todos esses órgãos citados, medidas preventivas para minimizar os impactos”.

Juscelino Gonçalves citou algumas dessas medidas preventivas:

Agasalhos

Potencialização da Campanha de Agasalho da Pastoral de Rua da Paróquia do Pilar; agasalhos, cobertores e alimentos (para que sejam preparadas sopas para os mais vulneráveis) podem ser doados nas sedes do SAMU, do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar, da Defesa Civil Municipal e a Paróquia do Pilar. Estes órgãos encaminharão as doações para o CESFO.

Abrigos

As pessoas em situação de rua serão e demais pessoas que necessitarem de abrigo, mesmo nos distritos, devem ser encaminhadas para a Escola Simão Lacerda, na Bauxita. O espaço será organizado por agentes da Secretaria de Desenvolvimento Social, Habitação e Cidadania e pela Defesa Civil. Caso necessário, entre em contato com a Defesa Civil (199).

Saúde

O SAMU, as Unidades Básicas de Saúde e o Corpo de Bombeiros aumentarão as mantas térmicas e insumos nas ambulâncias para atendimento de casos de hipotermia e PCR (parada cardiorrespiratória). Sabemos que o frio intenso aumenta os casos de PCR em idosos, pacientes cardiopatas e com outras comorbidades. Todos os pacientes devem ser aquecidos e encaminhados para UPA.

Atenção especial

Populações vulneráveis como idosos, crianças e moradores em situação de rua devem receber atenção especial no período.

Animais

Os animais domésticos devem ser aquecidos neste período! O Canil Municipal intensificará os cuidados com os animais acolhidos. As pessoas devem se atentar aos animais para que não fiquem expostos ao frio, pois eles também podem morrer.

Como ajudar

Pessoas que quiserem fazer parte desse mutirão solidário: a base do SAMU na antiga UPA (São Cristóvão), Defesa Civil, Polícia Militar e outros são pontos de recebimento de materiais como agasalho e produtos de higiene. Como os postos de recebimento não possuem lavanderia, é importante que os cobertores e roupas de frio sejam enviados limpos. O canil municipal também está recebendo doação de jornais para esquentar os animais abrigados no local.

“Laboratório”

As ações estão servindo como uma espécie de laboratório para a criação de um futuro albergue pela Prefeitura de Ouro Preto. Além das ações já citadas acima, Juscelino afirmou que já foram distribuídos mais de 100 cobertores às pessoas em situação de rua. A Prefeitura também está emitindo comunicados aos agricultores para que esses não percam as suas lavouras, principalmente, hortaliças.

“Nós estamos aprendendo a lidar com essas situações adversas, mas ao mesmo tempo estamos preparados para atender a população que porventura venha a precisar. Não vamos admitir óbitos em Ouro Preto por conta dessa onda de frio. Vamos rezar para que essa onda passe o mais rápido possível por aqui”, finalizou.

Foto – Juscelino Gonçalves, secretário de Defesa Social. Crédito – Ane Souz/PMOP.

Deixar Um Comentário