22ª Reunião da Câmara de Ouro Preto
Clique play e assista

OAB-MG lança cartilha sobre cuidados na Black Friday

Compras no período exigem cautela e planejamento

Home » OAB-MG lança cartilha sobre cuidados na Black Friday
Por Assessoria de Imprensa OAB Minas Publicado em 23/11/2022, 15:36 - Atualizado em 23/11/2022, 15:36
Reprodução / OAB-MG Siga no Google News

A OAB-MG, por meio da Comissão da Comissão de Direito do Consumidor, disponibiliza publicação com 19 orientações para aproveitar as ofertas da promoção coletiva Black Friday, marcada para última sexta-feira do mês de novembro (25/11).

Nesta data, empresas que comercializam produtos e serviços costumam anunciar descontos que podem ser atrativos. A publicação, disponível aqui e no site da OAB-MG (www.oabmg.org.br), mostra como evitar problemas, golpes e realizar compras com segurança. 

Para diminuir as chances de o consumidor ser enganado, a cartilha ensina que links de sites enviados por SMS ou e-mail devem ser evitados. Digitar o endereço eletrônico no navegador do computador é mais seguro.

Outras orientações: desconfie se a oferta está disponível apenas para pagamento por PIX, boleto bancário ou transferência; utilize ferramentas digitais como o Google Maps ou Street View para conferir se o endereço da empresa, informado no site ou redes sociais, está em conformidade.

Importante avaliar a real necessidade de realizar a compra para evitar o endividamento. Mecanismos para instigar a aquisição impensada como os cronômetros que informam o rápido fim da promoção são formas de pressionar o cliente a fechar o negócio. 

Por fim, a cartilha reforça uma informação básica, as vezes esquecida pelo consumidor: sempre exija a nota fiscal.

Deixar Um Comentário