A instalação foi realizada pela empresa Informa Solutions, de São José do Rio Preto (SP), na última segunda (17). A empresa já realiza esse serviço para outras emissoras públicas, como a TV Senado, EBC, TV Câmara e Rádio França. Os novos equipamentos instalados na Rádio UFOP e na TV UFOP têm como objetivo otimizar e aumentar a qualidade das transmissões, levando as emissoras a conquistar uma estrutura semelhante às grandes emissoras públicas.
Os equipamentos incluem um novo software de automação para a Rádio UFOP, que garante precisão no conteúdo musical e institucional. Segundo o radialista Danilo Nonato, "é um passo importante, agora que estamos com uma estrutura profissional na rádio". A comunicadora da rádio, Isabela Vilela, complementa que junto com a nova ferramenta, a Rádio UFOP também terá outras mudanças, como novas vinhetas, aberturas e quadros dentro dos programas. A reformulação da identidade sonora já está sendo implementada para entrar no ar nos próximos dias.
Com a concessão para a TV UFOP ser distribuída na região, a compra do equipamento destinado a ela é fundamental para o funcionamento na rede aberta de televisão. Esse equipamento vai fazer a gestão e a exibição em tempo real da programação e possibilitar a geração de relatórios dos conteúdos, além de facilitar os processos já existentes, tanto na TV a cabo e na TV RNP. Segundo o diretor de Comunicação Institucional, Chico Daher, "o equipamento vai nos dar uma agilidade e qualidade, além de ter uma otimização de tempo fantástica".
Desde 2013, a UFOP busca por essas conquistas, mas, por questões financeiras e dificuldades de acesso ao software, sua aquisição não havia sido possível. Desta vez, com a implementação da TV Digital, a Universidade recebeu uma emenda parlamentar individual, no valor de R$ 110 mil, que foi utilizada na modernização das duas emissoras. "Nós conseguimos esse recurso para dar um incremento no processo de modernização para a implantação da TV. Foi um começo, e eu acho que é uma vitória importante depois de muito tempo", explica Chico.
No momento, testes estão sendo realizados para a adequação dos equipamentos, mas a expectativa é que o sistema comece a ser utilizado já na próxima semana.

Deixar Um Comentário