Nova edição do ‘Sorriso da Cigana’ acontece nesta sexta-feira (23/08), com lançamento de livro e show em Ouro Preto-MG

Essa é a terceira edição do evento que nasceu após a publicação do livro o Sorriso da Cigana, autoria de Luciano Guimarães. Por meio de mutirões realizados em Ouro Preto e Mariana, centenas de pessoas já foram detectadas com retinopatia diabética e catarata e, após intervenções médicas, ficaram livres da doença.

Home » Nova edição do ‘Sorriso da Cigana’ acontece nesta sexta-feira (23/08), com lançamento de livro e show em Ouro Preto-MG
Por João Paulo Silva Publicado em 23/08/2019, 14:09 - Atualizado em 23/08/2019, 14:08
Foto-Arte reprodução. Crédito-Divulgação. Siga no Google News

No dia 23 de agosto, a partir das 20h, o “Sorriso da Cigana” realiza, no Centro de Artes e Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), um evento cultural, o terceiro do projeto, com o objetivo de arrecadar recursos para duas entidades e a contratação de cirurgias de catarata na cidade histórica. A equipe de redação do Jornal Voz Ativa conversou, na tarde desta segunda-feira (19/08), com Luciano, organizador do evento e idealizador do projeto.

Ouro Sobre o Azul

A terceira edição do evento Sorriso da Cigana contará com lançamento do livro “Ouro Sobre o Azul”, que reúne textos de Maria da Conceição Guimarães, avó de Luciano, falecida em 2018, aos 92 anos. “A minha avó, uma mulher bastante à frente de seu tempo, possuía um caderno onde escrevia citações, devoções e memórias, além de descrições sobre o cotidiano”, explica Luciano.

Remexendo nas memórias de sua avó, Luciano percebeu que organizando esses textos, seria possível realizar o seu sonho, ainda que postumamente.  Nascida no início do século passado, em Alvinópolis (MG), Maria da Conceição Guimarães se dedicou a atividades que, à época, deveriam ser exercidas apenas por homens.

Luciano conta que aos 14 anos, a avó já tinha o seu primeiro emprego. “A cavalo, ela viajava pela zona rural da cidade, fazendo escrituras. Sabia ler e escrever, o que era uma coisa bastante rara na época para a população em geral, ainda mais para uma mulher”.

Após assumir a titularidade do cartório, Maria da Conceição, que sempre foi amante da leitura e da escrita, se mudou para Mariana, onde se aposentou após 52 anos de trabalho. Mas se engana quem pensa que ela passou a viver uma vida pacata. “Mesmo após os 80 anos ela ainda atuava no teatro e participava de blocos de carnaval”.

Apresentações musicais

Além do lançamento do livro “Ouro Sobre o Azul”, a terceira edição do Sorriso da Cigana contará com apresentação musical da dupla Giancarlo Borba e Sol Bueno. O casal traz como influência em sua música as manifestações culturais do Norte de Minas, o aclamado ritmo da viola caipira e instrumentos de fabricação própria. Quem também deve abrilhantar o evento é o Congado de Nossa Senhora das Graças, de Ouro Preto.

Filantropia

A entrada custa R$ 50 reais e dá direito a um exemplar do livro “Ouro Sobre o Azul”. O recurso angariado com essa edição do Sorriso da Cigana será revertido a duas entidades e uma ação: Beneficência Popular em Alvinópolis, entidade que possui uma creche e atende cerca de 250 crianças, Comunidade da Figueira em Mariana e, por fim, à contratação de cirurgias de catarata em Ouro Preto, a fim de manter o foco de combate à cegueira.

O projeto Sorriso da Cigana teve início em 2017, com o lançamento do livro homônimo pelo autor, Luciano Guimarães Pereira, membro do LIONS Clube, uma entidade mundial de serviço voluntário, com foco no combate à cegueira reversível e evitável.

Saiba mais - Nova edição do ‘Sorriso da Cigana’ acontece no dia 23 de agosto com lançamento de livro e show em Ouro Preto-MG

Por causa disso, os recursos angariados com a venda do livro até então foram utilizados para o tratamento de uma perigosa doença que pode atingir os diabéticos: a retinopatia diabética. Esta doença já é a segunda maior causa de cegueira no mundo em pessoas em idade produtiva, conforme dados da Organização Mundial de Saúde.

Mutirões realizados em Ouro Preto e Mariana, detectaram centenas pessoas com a doença. Elas foram então submetidas à aplicação de laser, ficando assim livres da retinopatia.

SERVIÇO
O Sorriso da Cigana III: Lançamento do livro Ouro Sobre o Azul e show com Giancarlo Borba e Sol Bueno
Quando: Dia 23 de agosto, sexta-feira
Horário: 20h
Onde: Centro de Artes e Convenções da UFOP
Endereço: Diogo de Vasconcelos, R. do Pilar, 328, Ouro Preto – MG
Ingressos: R$ 50 (com direito ao livro)

Telefone para contato: (31) 3559-1994
Site: https://www.facebook.com/events/399046343928117/

Deixar Um Comentário