Nesta terça-feira, dia 22 de abril/25, durante audiência pública da Comissão de Direitos Humanos, Habitação, Igualdade Racial e Defesa do Consumidor da Câmara Municipal de Belo Horizonte, o advogado e presidente da Comissão de Imprensa e Liberdade de Expressão da OAB Barro Preto, Daniel Deslandes, solicitou o envio de um requerimento oficial da Comissão à Polícia Militar para um pedido muito especial sobre a ocupação do antigo Departamento de Ordem Política e Social (DOPS).
No documento, membros dos movimentos sociais pedem que a PMMG retire o cerco policial que isola e impede a circulação de pessoas no prédio do antigo Dops que foi ocupado em 1/4 último. ‘’Eu queria que essa comissão fizesse uma recomendação para a Polícia Militar, no sentido de que retirasse o cerco que está atrapalhando o acesso das pessoas ao local para visitas guiadas.”

A ocupação do prédio, que foi um dos principais centros de violência e tortura durante a ditadura militar, visa cobrar a conclusão das obras que transformarão o espaço em em Casa da Liberdade – Memorial dos Direitos Humanos, que deveria ter sido concluída e entregue em 2024. O prédio foi tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha) em 2016, com o objetivo de homenagear os mortos, desaparecidos e presos políticos nesse período sombrio.
Durante a audiência, Daniel Deslandes declarou que a ocupação é ‘’pacífica e respeitosa da lei’’ e que o objetivo é transformar um espaço, símbolo de dor e injustiça, em um centro de memória e resistência. ‘’Estamos registrando esse momento muito trágico de nossa história e estamos conseguindo emplacar isso para pessoas que duvidaram desse momento tenebroso do nosso passado. Nós estamos conseguindo resgatar essa história!’’. Participaram da audiência os vereadores Pedro Rousseff, Pedro Patrus, Jhulia Santos e Bruno Miranda, além de representantes de movimentos sociais, do comitê gestor ocupacional, da Comissão da Verdade dos Trabalhadores e do Movimento Sindical em Minas Gerais - COVET/MG e da Comissão de Liberdade de Imprensa e Expressão da OAB Barro Preto.

Sobre a reunião: https://www.instagram.com/reel/DIxFy21Setz/?igsh=MW42bDhwd3Rhd2xteA==
Fotos/Videos : Vera Lima/ Ascom @eficazstudium
ASCOM - Comissão Liberdade de Imprensa e Expressão OAB/Barro Preto
Jorn. Vera Lima: (31) 9 9968-0652 | Zane Ramos (31) 9 8214-3956
Deixar Um Comentário