Mostra de Cinema de Tiradentes ganha programação especial em Paris, Capital Mundial do Cinema

Iniciativa integra a programação do festival francês "Regards Satellites" que vai promover sessões e debates em quatro espaços da cidade francesa entre dias 3 e 7 de abril.

Home » Mostra de Cinema de Tiradentes ganha programação especial em Paris, Capital Mundial do Cinema
Por JornalVozAtiva.com Publicado em 27/03/2025, 17:02 - Atualizado em 27/03/2025, 17:03
Foto – “O Quadrado de Joana”, de Tiago Mata Machado (MG). Crédito – Reprodução. Siga no Google News

De Tiradentes para a França. A Mostra de Cinema de Tiradentes, um dos mais importante evento do cinema brasileiro contemporâneo, vai ganhar uma edição especial na mítica cidade de Paris, capital da França e a terra onde o cinema foi inventado.

Entre os dias 3 e 7 de abril, o público parisiense terá a oportunidade de conhecer uma seleção de 12 filmes brasileiros que representam a diversidade, experimentação e ousadia da produção do país nos últimos anos. As sessões acontecem em diferentes espaços culturais da cidade, entre eles o Cinéma L’Ecran, Cinéma Le Méliès, a Cinemateca Francesa e a Salle Langevin, e integram a programação do festival francês “Regards Satellites”

A sessão de abertura será em Paris no Cinéma L’Ecran, no dia 3, quando serão exibidos o curta mineiro “Fantasmas”, de André Novais Oliveira, e o longa cearense “Estrada para Ythaca”, de Guto Parente, Luiz Pretti, Ricardo Pretti e Pedro Diógenes.

“Estrada para Ythaca”. Crédito - Reprodução.

A programação ainda traz o longa “É Rocha e Rio, Negro Leo”, de Paula Gaitán (SP), que consiste numa imersão sensorial na musicalidade de Negro Leo e na paisagem do Rio de Janeiro, os curtas “A Maldição Tropical”, de Luisa Marques e Darks Miranda (RJ), “Quando Aqui”, de André Novais Oliveira (MG), “Vando Vulgo Vedita”, de Leonardo Mouramateus e Andréia Pires (CE), e os longas “O Quadrado de Joana”, de Tiago Mata Machado (MG),  “Pacific”, de Marcelo Pedroso (PE), “A Vizinhança do Tigre”,  de Affonso Uchôa (MG), Baronesa”, de Juliana Antunes (MG), “Kickflip”, de Lucca Filippin (SP) e “Batguano”, de Tavinho Teixeira (PB) e  a sessão “Saint-Denis por Lincoln Péricles, uma cinexperiência cinematográfica em curso”, atração especial que integra o projeto do cineasta, morador do Capão Redondo, na periferia de São Paulo, e artista residente em Saint-Denis.

Encerrando as atividades no dia 9 de abril, a Salle Langevin recebe, das 18h às 20h, uma conversa especial com os curadores Cléber Eduardo e Francis Vogner dos Reis intitulada “No coração da Mostra de Tiradentes: Que convergências existem entre a prática crítica e a programação deste festival de cinema?”

A programação completa e informações sobre os debates estão disponíveis no site oficial da Mostra de Tiradentes – www.mostratiradentes.com.br

“É Rocha e Rio, Negro Leo”, de Paula Gaitán (SP). Crédito - Reprodução.

Deixar Um Comentário