21ª Reunião da Câmara de Ouro Preto 2024
Clique play e assista

Morre Mestre Solano em Ouro Preto-MG

Home » Morre Mestre Solano em Ouro Preto-MG
Por Tino Ansaloni Publicado em 23/04/2021, 10:34 - Atualizado em 23/04/2021, 15:47
Foto – O Maestro e Mestre Francisco Solano / Crédito – Gilson José Marques Siga no Google News

Francisco Solano da Costa nasceu em 24/07/1918, em Ouro Preto-MG. Mestre Solano era mecânico, com aprendizado, ainda criança, na antiga Escola de Minas, quando foi levado pelo pai aos 12 anos de idade. Foi também funcionário da extinta Alcan Alumínio do Brasil.

Clique aqui para assistir o toque de silêncio no sepultamento. Não houve velório.

https://www.youtube.com/watch?v=LT896Bsq8lk

Criador do Coral São Sebastião, que leva o nome do santo e também do bairro onde nasceu e viveu, na sua terra natal, Ouro Preto, Solano participou, também, dos Corais Zizinha Cruz e Pio X.

Na música, Solano teve sua iniciação, após ganhar do pai um violino. Segundo o sobrinho do músico, Gilberto Henrique, com o qual falamos por telefone na manhã de hoje, 23/04, Solano dizia que sua profissão teria deixado suas mãos pesadas o que dificultava executar o delicado instrumento e logo abandonou o violino, partindo para o clarinete e outros instrumentos.

Entrou para a Sociedade Musical Senhor Bom Jesus de Matosinhos e lá foi músico e maestro, levando a Banda para se apresentar em várias cidades de Minas e em outros estados. Na política, Solano ocupou uma cadeira da Câmara Municipal como vereador por duas legislaturas.

Solano, que dedicou sua vida à música e ao ensinamento dessa arte para muitos ouro-pretanos, faleceu na noite de 22/04/2021, por volta de 20h, na Santa Casa de Misericórdia de Ouro Preto, onde ficou internado por uma semana, devido a complicações da Covid-19.

Nas redes sociais, muitas instituições e pessoas deixam suas mensagens pelo passamento do Mestre Solano.

O sepultamento será às 14h, sem velório, no cemitério da Igreja de São Francisco de Paula.

Solano em 1983 - Crédito-Arquivo de famíla

Deixar Um Comentário