Mochileiro viaja sozinho e a pé os 710 km pelo Caminho Velho da Estrada Real

Em setembro de 2021, Richard Oliveira decidiu fazer o caminho Velho da Estrada Real: de Ouro Preto (MG), passando por SP e finalizando em Paraty (RJ).

Home » Mochileiro viaja sozinho e a pé os 710 km pelo Caminho Velho da Estrada Real
Por JornalVozAtiva.com Publicado em 20/07/2023, 07:17 - Atualizado em 20/07/2023, 15:18
Mochileiro encontrou adversidades como chuvas e estradas ruins, mas não desistiu. Crédito - Reprodução.
Mochileiro encontrou adversidades como chuvas e estradas ruins, mas não desistiu. Crédito – Reprodução. Siga no Google News

Em pleno 2021 com centenas de formas práticas e rápidas de viajar, andar mais de 700 km a pé parecia coisa de maluco. Porém, quando a viagem tem como objetivo parar pra pensar, pra sentir, pra desacelerar, não teria jeito melhor.

Em setembro de 2021, o mochileiro Richard decidiu fazer os 726 km do Caminho Velho da Estrada Real: de Ouro Preto (MG), passando por SP e finalizando em Paraty (RJ). Sozinho e a pé com objetivo de gravar o documentário “ Um mochileiro na Estrada Real” e registrar as dificuldades, os encontros com os locais, as cidades, os sentimentos e os aprendizados de toda essa jornada.

O filme ultrapassou a marca de 900 mil visualizações em menos de 20 dias de lançamento, e agora, um ano e meio depois, já bateu os mais de 4 milhões. 

O Caminho Velho foi o trecho escolhido por ser o caminho mais tradicional da Estrada Real. O caminho é por onde escoavam o ouro e os diamantes retirados das terras mineiras e transitaram o gado e escravos introduzidos nas Minas Gerais que no passado partiam dos portos de Paraty e do Rio de Janeiro, passando por Vila Rica, para atingir o arraial do Tijuco, hoje Diamantina.

A viagem começou em Setembro de 2021, foram 38 dias de viagem, 29 dias caminhando, uma média de 25km por dia. Durante o caminho foram registradas mais de 30 cidades, bairros e povoados para compor toda a história do documentário. 

Além de ter a oportunidade de conhecer cidades turísticas como Tiradentes, Carrancas, São João Del Rey e Paraty, o viajante teve a oportunidade de entrevistar alguns dos moradores locais, aprender sobre a origem e cultura do Brasil e até um professor de história participou da produção do filme.

O documentário “ Um mochileiro na Estrada Real” está disponível gratuitamente no canal do YouTube “Vida de Mochila”. Você pode conferir nesse link:

https://www.youtube.com/watch?v=kVkvfi9RaN8

Sobre a autor

Richard Oliveira é formado em Comunicação Social pela UFG, trabalhou mais de 8 anos na área de marketing, mas nos últimos 6 anos trocou a vida de escritório por uma vida nômade. Entre 2017 e 2019 atravessou a América Latina sem usar avião e produziu uma WebSérie chamada #America300 com 97 episódios. Hoje trabalha produzindo filmes para seu canal no YouTube onde possui 162 mil inscritos e produz conteúdo no seu Instagram que conta com 172 mil seguidores.

Já fez 3 longas caminhadas pelo Brasil, o Caminho de Cora Coralina em Goiás, o Caminho da Luz em Minas Gerais e o Caminho Velho da Estrada Real em MG, SP e RJ. Agora está fazendo o Caminho dos Diamantes e Sabarabuçu.

Mochileiro encontrou adversidades como chuvas e estradas ruins, mas não desistiu. Crédito — Reprodução.

2 Comments

  1. Edenilson 19/07/2023 em 15:22- Responder

    “Mochileiro encontrou adversidades como chuvas e estradas ruins, mas não desistiu ” estradas ruins? cario ele foi caminhando !

  2. Felipe Santana de arruda 20/07/2023 em 20:17- Responder

    vai lá guerreiro

Deixar Um Comentário