Profissionais de nível superior que atuam na Atenção Primária à Saúde (APS) no Sistema Único de Saúde (SUS) em Minas Gerais têm até o dia 18 de junho para se inscrever no curso de formação profissional em Auriculoterapia, oferecido no polo de Belo Horizonte. A capacitação é gratuita e semipresencial, com um total de 500 vagas disponíveis.
A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e o Ministério da Saúde (MS). O curso possui uma carga horária de 80 horas, sendo 75 horas de conteúdo online e 5 horas presenciais. A certificação será emitida pela UFSC.
Além da capital mineira, as cidades de Juiz de Fora, Montes Claros e Uberlândia também sediarão a etapa presencial do curso, com a oferta de mais 390 vagas distribuídas entre os três municípios.
Quem pode participar?
A formação é direcionada a profissionais que atuam na APS do SUS, abrangendo membros de Equipes de Saúde da Família (ESF), Unidades Básicas de Saúde (UBS), Equipes Multiprofissionais (e-Multi) e Equipes de Atenção Primária Prisional (eAPP), entre outros.
Waleska Aparecida Vianna de Rezende, referência técnica da Diretoria de Promoção da Saúde e Políticas de Equidades da SES-MG, ressalta a importância da qualificação para o fortalecimento da Política Estadual de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PEPIC).
“A qualificação em Práticas Integrativas e Complementares (PICS) amplia o acesso da população a cuidados que promovem saúde, previnem doenças e contribuem para diagnósticos e tratamentos. Essa iniciativa fortalece o SUS em Minas, tornando-o mais resolutivo e humanizado”, enfatiza Waleska.
Ela também destaca que a auriculoterapia é a prática integrativa mais difundida em Minas Gerais, presente em 493 dos 853 municípios do estado.
“A formação representa um avanço importante ao ampliar as possibilidades terapêuticas na Atenção Primária e promover um cuidado mais integral”, completa.
As inscrições para o polo de Belo Horizonte podem ser realizadas através do site: https://auriculoterapiasus.ufsc.br/#polos-previstos
Cronograma nos demais polos:
Juiz de Fora e Montes Claros: Inscrições de 26 de junho a 14 de agosto, com 130 vagas em cada município. O início das aulas online está previsto para 21 de agosto.
Uberlândia: Inscrições de 31 de julho a 28 de agosto, com 130 vagas. As atividades ocorrerão de 4 de setembro a 31 de outubro.
Os certificados serão disponibilizados no site https://certificados.ufsc.br até 45 dias após a conclusão da etapa presencial.
Sobre a Auriculoterapia:
A auriculoterapia é uma das 29 Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) oferecidas pelo SUS. A técnica consiste na estimulação de pontos específicos da orelha e é utilizada como um tratamento complementar em atendimentos individuais e coletivos.
Em Minas Gerais, a maioria das cidades disponibiliza as PICS nas próprias Unidades Básicas de Saúde (UBS), com atendimento direto pelas equipes locais ou por meio de encaminhamento após avaliação médica.
A lista dos municípios que oferecem acupuntura e auriculoterapia pode ser consultada no seguinte link: https://saude.mg.gov.br/pics
Deixar Um Comentário