3ª Audiência Pública de 2025 Câmara de Ouro Preto Segurança Pública no Município
Clique play e assista!

MG: Suspensas desde março, cirurgias eletivas podem ser retomadas, avalia governo

A suspensão se deu como forma de prevenir uma possível sobrecarga na rede pública de saúde

Home » MG: Suspensas desde março, cirurgias eletivas podem ser retomadas, avalia governo
Por João Paulo Silva Publicado em 05/10/2020, 13:03 - Atualizado em 05/10/2020, 13:03
Foto – Secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais e secretário adjunto durante coletiva de imprensa. Crédito – Fábio Marchetto/SES-MG. Siga no Google News

“Com a tendência clara de estabilização no cenário da epidemia no estado, encontra-se em elaboração uma nova normatização para as cirurgias eletivas. Nós precisamos retomar com essas cirurgias, mas também precisamos ter a garantia de que caso haja um aumento nos números da covid em Minas, as instituições hospitalares terão condições de manter o atendimento”, disse o secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral em coletiva de imprensa na sexta-feira (02/10).

De acordo com o Ministério da Saúde, cirurgias eletivas são aquelas que englobam o tratamento cirúrgico proposto pela medicina, mas cuja realização pode aguardar ocasião mais propícia, ou seja, pode ser programado.

Suspensas em todo o Estado desde março, devido aos esforços prioritários do governo no enfrentamento à pandemia, a realização de cirurgias eletivas receberá novas orientações em breve, segundo o representante da pasta.

O secretário indicou ainda sobre uma nova deliberação ainda a ser elaborada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) para que a retomada possa acontecer, “em sintonia com os sinais de estabilização da pandemia em Minas”.

Impasses

Um dos principais impasses sobre a questão é o uso de alguns medicamentos necessários para o tratamento da covid-19 também serem eventualmente usados em cirurgias eletivas. Segundo o secretário de Estado Adjunto de Saúde, Marcelo Cabral, esse cenário pode gerar uma sobreposição desses procedimentos, prejudicando o enfrentamento à pandemia.

“Temos dialogado para que possamos chegar a uma resolução que permita uma retomada segura das (cirurgias) eletivas e sem impacto na rede, levando-se em consideração que ainda não temos uma vacina para a covid-19”, explicou Cabral.

Divulgação do Boletim Epidemiológico da Covid-19

O secretário de Estado de Saúde Carlos Eduardo Amaral também informou sobre a mudança realizada aos finais de semana no boletim epidemiológico da covid-19 em Minas Gerais.

“Tem-se observado uma queda considerável na atualização do Sistema de Informação de Vigilância da Gripe (SIVEP-Gripe). Por isso, o boletim epidemiológico da covid passará a ser publicado em nosso site de segunda a sábado”, informou.

Com informações da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG)

Deixar Um Comentário