Marias de Ouro Preto-MG: Carta aberta aos movimentos de mulheres pela construção do 8 de Março unificado

Home » Marias de Ouro Preto-MG: Carta aberta aos movimentos de mulheres pela construção do 8 de Março unificado
Por João Paulo Silva Publicado em 19/01/2019, 11:13 - Atualizado em 03/07/2019, 20:57

Imagem-Divulgação
Crédito-UBM/Ouro Preto

Companheiras, se aproxima mais um 8 de Março – Dia de Greve Internacional das Mulheres. Tradicionalmente esta é uma data de reunir as diversas lutas das mulheres contra todos os tipos de violência e ataques que sofremos.

Os tempos atuais nos exigem unidade e mobilização. Estamos diante do maior retrocesso da história de nosso país. O presidente eleito Jair Bolsonaro em poucos dias de governo já tem colocado em prática sua agenda ultraliberal contra os direitos do povo, o que atinge principalmente as mulheres trabalhadoras que hoje sustentam 40% dos lares brasileiros.

Cabe ainda destacar que governo apresenta em sua política uma vertente machista e reacionária que culmina no decreto de 15 de Janeiro que em termos práticos rasga o Estatuto do Desarmamento ao flexibilizar as exigências para o porte de arma no país…Nós mulheres estamos na mira pois já vivemos num país onde somos vítimas das mais diversas violências, ocupando o alarmante 5ª lugar no ranking de feminicídios no mundo.

Este mesmo governo através de suas propostas entreguistas burguesas manifesta disposição para aprofundar ainda mais os ataques aos direitos da classe trabalhadora, ao povo pobre e às minorias sociais. Faz-se necessário e urgente que as mulheres estejam unidas contra os ataques que virão… Por todas as mulheres não daremos nenhum passo atrás!  

Há alguns anos o ato do 8 de Março em Ouro Preto vem sido construído coletivamente, num esforço de frente ampla na principal data do calendário de luta das mulheres. Nos anos de 2017 e 2018  fizemos um esforço de unificação das nossas intervenções e realizamos belíssimos atos. Além disso, em Setembro construímos um ato histórico de “Mulheres contra Bolsonaro” que deixou na memória um grito ecoando pelas ladeiras de Ouro Preto: Ele não!

Neste ano estamos propondo a primeira reunião e convocando abertamente todos os movimentos sociais e sociedade civil via redes sociais para discutir a organização do 8 de março de 2019. Desejamos aprimorar e aprofundar a confluência de nossas últimas experiências para construir um ato que, por sua força, possa mexer com o restante da sociedade e dar nosso recado. Por tudo isso, conclamamos às companheiras para estarem juntas discutindo um formato de ato público que nos represente.

Convidamos todas para participar da Primeira reunião de organização no dia 23.01(quarta-feira), às 18:30, na Casa de Gonzaga para iniciarmos uma construção coletiva.

Nos querem submissas, mas nos terão combativas!

União Brasileira de Mulheres
Núcleo Municipal de Ouro Preto

Deixar Um Comentário