O mês de janeiro é dedicado à conscientização sobre os cuidados com a saúde mental, por meio de diversas campanhas para promover o bem-estar emocional e combater os estigmas relacionados aos transtornos psicológicos. O principal objetivo é ressaltar a importância de discutir essas questões, além de incentivar a busca por apoio familiar e profissional em casos de sofrimento psíquico.
Nesse contexto, a Prefeitura de Mariana, por meio da Secretaria de Saúde, reforça a campanha “Janeiro Branco” e orienta a população sobre a necessidade de procurar ajuda profissional, destacando os serviços disponíveis no município.
O mês de janeiro foi escolhido por simbolizar um novo ciclo e um período de recomeços. A cor branca representa paz e equilíbrio, refletindo a ideia de um "novo começo" para a saúde mental, como uma tela em branco pronta para ser preenchida com transformações positivas.
Como buscar ajuda?
Em Mariana, a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) é composta por diversos serviços que cuidam da saúde mental, incluindo os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), responsáveis pelos atendimentos de urgência. Essas unidades acolhem pacientes em crise e com casos mais graves. Por ser um serviço de "portas abertas", a população em geral também pode ser atendida, avaliada e, quando necessário, encaminhada para outros serviços da rede.
Nas unidades do CAPS, além de atendimentos individuais, são oferecidos grupos e oficinas terapêuticas. Para aqueles que necessitam de acompanhamento intensivo, o serviço de "Permanência Dia" também está disponível, permitindo que os pacientes permaneçam durante o dia para participar de atividades, consultas e acompanhamento, com a oferta de alimentação e medicação.
O município oferece diferentes unidades especializadas no cuidado da saúde mental. O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS I) atende urgências e crises, realizando acolhimento e escuta técnica qualificada. Conforme a necessidade do paciente, ele pode ser encaminhado para uma unidade de referência ou receber alta.
O CAPS Infanto Juvenil (CAPSij) oferece suporte a crianças e adolescentes que enfrentam situações graves de sofrimento mental, com plantões, acolhimento e permanência diurna, atendendo também crises e urgências dentro desse público.
Já o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Outras Drogas (CAPSad) é dedicado ao atendimento de pacientes que apresentam questões relacionadas ao uso de álcool e outras substâncias, seguindo a Política Nacional de Saúde Mental, instituída pela Lei Federal n° 10.2016/2001. O serviço adota a estratégia de redução de danos, com o apoio de uma equipe multiprofissional.
Além disso, o serviço matricial nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) oferece suporte às equipes de saúde, orientando o manejo de casos mais leves e encaminhando casos graves para as unidades do CAPS. Quando necessário, pacientes em risco ou em crises agudas são encaminhados para atendimento noturno no Hospital Monsenhor Horta ou no Pronto Atendimento Municipal, que dispõe de leitos de retaguarda para acolhimento e contenção.
Deixar Um Comentário