O Museu Casa Alphonsus de Guimaraens será palco, nesta quarta-feira, 18 de junho, às 19h, do Clube de Leitura “Twala Kumoxi”. A iniciativa, que tem como foco a poesia africana de língua portuguesa, é um projeto de extensão da UFOP, promovido pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo e do Museu Casa Alphonsus de Guimaraens, em parceria com o projeto “Áfricas em Trânsito”.
O destaque do evento será a antologia “O Brasil na Poesia Africana de Língua Portuguesa”, organizada pelas Professoras Dras. Anita M. R. Moraes e Vilma Lia R. Martin. A obra reúne vinte e um poemas que, de alguma forma, fazem referência ao Brasil ou aos brasileiros.
A antologia apresenta textos de onze poetas de quatro dos seis países africanos de língua oficial portuguesa: Angola, Cabo Verde, Moçambique e São Tomé e Príncipe. O Clube de Leitura promete explorar a ligação desses artistas com o Brasil, destacando a admiração dos escritores por nomes como Jorge Amado e a influência da música brasileira, com ênfase no samba.
O evento é uma excelente oportunidade para o público de Mariana e região aprofundar-se na rica produção literária dos países africanos de língua portuguesa, promovendo um intercâmbio cultural e uma reflexão sobre as conexões históricas e artísticas entre o Brasil e o continente africano.
Serviço
O quê: Clube de Leitura “Twala Kumoxi”
Quando: 18 de junho, terça-feira, às 19h
Onde: Museu Casa Alphonsus de Guimaraens – Rua Direita, n.º 35, Centro – Mariana/MG
Organização: Governo de Minas (Secretaria de Estado de Cultura e Turismo), Museu Casa Alphonsus de Guimaraens, Projeto “Áfricas em Trânsito” (extensão UFOP).
Matérias relacionadas

Câmara de Ouro Preto concede Diplomas de Cidadania Honorária e Títulos de Honra ao Mérito
16/07/2025 às 19:01
Circuito de Popularização do Teatro leva cultura e reflexão aos distritos de Mariana
16/07/2025 às 16:07
Paulo Valadares ganha documentário: estreia será em Ouro Preto com evento especial
16/07/2025 às 16:02
TJMG abre inscrições para curso destinado a advogados
16/07/2025 às 15:48
Correios atende mais de 2 milhões de beneficiários do INSS para análise de descontos indevidos
16/07/2025 às 15:27
Deixar Um Comentário