Manifesto contra a violência infanto-juvenil já reúne 500 assinaturas

Lançado nesta sexta (12), documento já reúne quase 500 assinaturas.

Home » Manifesto contra a violência infanto-juvenil já reúne 500 assinaturas
Por JornalVozAtiva.com Publicado em 12/08/2022, 13:46 - Atualizado em 12/08/2022, 13:46
Foto – Reprodução / Visão Mundial Brasil Siga no Google News

O Movimento Jovem de Políticas Públicas (MJPOP) lançou nesta sexta-feira (12) um manifesto contra o aumento da violência letal entre crianças, adolescentes e jovens no Brasil. Intitulado de Carta Aberta Sobre o Direito de Viver das Crianças, Adolescentes e Juventudes no Brasil, o documento já conta com quase 500 assinaturas e busca chegar a mil apoiadores até o segundo turno das eleições. 

Idealizada e desenvolvida exclusivamente por jovens de 15 a 19 anos, a carta traz compromissos para serem assumidos nas áreas de educação, trabalho, lazer, esporte, cultura, saúde mental e segurança pública – seja nos âmbitos municipal, estadual ou federal. O objetivo da iniciativa é pautar o debate eleitoral e engajar representantes políticos, instituições, coletivos, grupos e toda a sociedade civil na urgência de ações efetivas de prevenção da letalidade de crianças, adolescentes e jovens no País. 

Pesquisa realizada pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública em parceria com a Unicef revela que, entre 2016 e 2020, 35 mil crianças e adolescentes de 0 a 19 anos foram mortos de forma violenta no Brasil – uma média de 7 mil por ano. 

Gardênia do Nascimento, 18, reside em Fortaleza (CE), e é uma das autoras da carta do MJPOP – organização apoiada pela ONG Visão Mundial. Ela destaca a experiência colaborativa de construção das propostas. “As discussões foram muito importantes, pois vimos juntos o potencial de cada um. A intenção da carta coletiva é de procurarmos os nossos direitos e buscarmos melhorias para nossa juventude em relação à violência”, explica.

Foto - Reprodução / Visão Mundial Brasil

De acordo com o MJPOP, o documento é pautado no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 16 – Paz, Justiça e Instituições eficazes, no Artigo 227 da Constituição Federal, no Estatuto da Criança e do Adolescente e no Estatuto da Juventude. “Quando você conhece os seus direitos, você sabe se impor sobre essa realidade”, afirma Bruna Lira, 15, e moradora de Recife. Ela também é uma das signatárias da carta.

O documento é faz parte da campanha “Eu Sinto na Pele - Pelo Direito de Viver de Crianças, Adolescentes e Jovens”, que também contará com seminários, eventos culturais e rodas de conversas durante o mês de agosto em cinco estados do Brasil: Rio de Janeiro, Amazonas, Ceará, Alagoas e Pernambuco.

Na visão de Reginaldo Silva, coordenador nacional de Advocacy e de Participação Juvenil da Visão Mundial, iniciativas como a do MJPOP indicam a necessidade urgente de se implementar ações de prevenção à violência leta. “A campanha quer aproveitar o momento de eleições no Brasil para amplificar a voz desses adolescentes. Esta é uma ação liderada por adolescentes e jovens que desejam que suas comunidades se tornem espaços seguros”.

A carta pode ser assinada pelo site https://chng.it/WRYybcYRvh. Candidatos destas eleições podem aderir ao compromisso pelo seguinte link: https://forms.gle/pFq9JLyt9Br2wN5F9

Foto - Reprodução / Visão Mundial Brasil

Deixar Um Comentário