32ª Reunião Ordinária de 2025 Câmara Municipal de Ouro Preto
Clique play e assista!

Manifestação de moradores contra a Vale na BR 129, em Ouro Preto-MG

Home » Manifestação de moradores contra a Vale na BR 129, em Ouro Preto-MG
Por JornalVozAtiva.com Publicado em 10/12/2020, 07:56 - Atualizado em 10/12/2020, 07:58

Teve início por volta de 4h30 no trevo de acesso à Mina de Timbopeba, em Ouro Preto-MG, uma manifestação pacífica dos moradores do distrito de Antônio Pereira e da Vila Antônio Pereira (Vila Samarco).

Moradores cobram explicações sobre a retirada de suas residências, fechamento de comércio e escola, devido ao risco de rompimento da barragem de Doutor. Em março de 2019, a atividades foram interrompidas pela Justiça, pois a barragem, que tem capacidade para 35 milhões de metros³ de rejeito, apresentou alterações e um plano de retirada está sendo executado pela mineradora.

No dia 1º de abril de 2020, a estrutura da Vale entrou no nível dois de emergência dentro do Plano de Ação de Emergência de Barragens de Mineração (PAEBM), protocolado junto à Defesa Civil. Hoje, 148 é o número de moradias ameaçadas em caso de rompimento no distrito de Antônio Pereira.

Até meados de de novembro, cerca de 450 famílias já haviam sido retiradas de seus lares em regiões afetadas por barragens da Vale e vivem em casas de parentes ou imóveis alugados pela mineradora. Nossa redação entrou em contato com a mineradora e aguarda a resposta com a atualização.

No nível três, alerta máximo que significa risco iminente de ruptura estão outras quatro barragens no estado: Forquilha I e Forquilha III, em Ouro Preto; B3/B4, em Nova Lima; e Sul Superior, em Barão de Cocais.

Deixar Um Comentário