MAB critica falta de transparência em repactuação do acordo de Mariana e defende reparação integral aos atingidos

Movimento dos Atingidos por Barragens exige participação das vítimas do rompimento nas mesas de negociação com mineradoras e instituições de justiça.

Home » MAB critica falta de transparência em repactuação do acordo de Mariana e defende reparação integral aos atingidos
Por JornalVozAtiva.com Publicado em 17/11/2023, 13:10 - Atualizado em 17/11/2023, 13:10
Fotos: Nane Camargos/MAB Siga no Google News

A respeito das notícias sobre proposta de repactuação das medidas de reparação integral pelo rompimento da barragem de Fundão, em Mariana/MG, que o governo federal apresentou às mineradoras Vale/Samarco/BHP Billiton compreendendo os estados de Minas Gerais e Espírito Santo, o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) vem a público manifestar sua preocupação por meio dessa NOTA PÚBLICA:

”O Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) vê com preocupação as movimentações que indicam que a Repactuação do Acordo do Rio Doce pode ser assinada até 5 de dezembro deste ano sem a participação das vítimas.

União, estados e instituições de justiça apresentaram uma proposta para a Samarco, a Vale e a BHP Billiton - responsáveis pelo crime que contaminou mais de 700 km de cursos d'água em 49 municípios nos estados de Minas Gerais e Espírito Santo.

Desde fevereiro de 2021, quando o governador Romeu Zema anunciou a intenção de fazer "um acordo para solução definitiva”, o MAB busca de todas as formas garantir a participação popular com amplo acesso à informação e poder de incidência nas decisões sobre um acordo que diz respeito a centenas de milhares de famílias vítimas das mineradoras.

Até hoje, os documentos seguem em segredo de justiça, e as populações estão impedidas de conhecer e acompanhar o que está sendo debatido sobre suas vidas.

A Advocacia Geral da União (AGU) já anunciou que "entende que, uma vez concluída a apresentação da proposta do poder público, a confidencialidade pode ser afastada para que a sociedade tome conhecimento do seu conteúdo e possa debatê-la com os entes públicos e empresas envolvidas".

É hora de acabar com os segredos para que toda a sociedade conheça a proposta entregue e participe ativamente. Queremos saber se as propostas dos atingidos e atingidas elaboradas em muitas reuniões e entregues aos integrantes da mesa estão contempladas, o que incluem as propostas de compensações coletivas, os fundos para recuperação econômica e ambiental, os auxílios mensais, as iniciativas para a situação de saúde e as contaminações, além do direito às indenizações individuais justas.

Estivemos em Brasília no acampamento nacional que reuniu mais de duas mil pessoas entre 4 e 7 de novembro/23 e seguimos mobilizados na Campanha Revida Mariana pautando governos e denunciando as pretensões de Zema que pretende usar o dinheiro do acordo para fins eleitoreiros.

Em meio à discussão para que a repactuação aconteça a contento das expectativas dos atingidos, o MAB destaca a importante e histórica conquista recente (14/11) quando o Senado aprovou a Política Nacional de Direitos das Populações Atingidos por Barragens (PNAB), uma luta travada há anos.

De acordo com o MAB, “a principal conquista da PNAB é a criação de um marco regulatório de garantia dos direitos dos atingidos, que, atualmente, ficam à mercê de Termos de Ajustamento de Conduta e acordos judiciais que criam uma assimetria nas reparações. Além de reconhecer quem são os atingidos, a legislação prevê a garantia, por exemplo, do reassentamento e da reparação integral das comunidades, além de iniciativas voltadas à retomada econômica e produtiva, entre outros direitos.” https://bit.ly/3suHUxD

Para o Movimento, acordo justo só com acesso à informação e participação popular! Revida Mariana, justiça para limpar esta lama! É Tempo de Avançar”.

Fotos: Nane Camargos/MAB

Imprensa/Contatos:
Comunicação MAB: (11) 91649-5639 (Francisco Kelvim)
Jorn. Vera Lima Bolognini e Zane Ramos (31) 99968-0652 e 98214-3956

6 Comments

  1. Rodrigo Ferreira 17/11/2023 em 22:48- Responder

    somos atingidos temos o direito de receber esse governo que governa para ele e seus interesses.Como se não bastasse a atuação do prefeito da época Duarte Junior, que foi comprado pelas mineradoras . parabéns pelo movimento tamos juntos 👏👏👏

  2. Rodrigo Ferreira 17/11/2023 em 22:52- Responder

    reviva Mariana
    parabéns por lutar por àqueles que não tem condições de estar acompanhado o movimento assim como eu.mais posso colaborar em que estiver ao meu alcance

  3. marcos 17/11/2023 em 22:58- Responder

    como sempre os acordos sao tecidos as escuras onde o governo dos Estados e orgaos fazem o que querem e a populacao nao fica sabendo de nada quantas pessoas estao com problemas de saude devido a contaminacao da aqua como eu por exemplo e um pequeno grupo sao favorecidos e uma vergonha . Deveriam olhar a populacao a justica so olha o lado do poder publico e dinheiro pra governo em acordos onde o dinheiro desaparece .vergonha

  4. Adenilson 18/11/2023 em 06:17- Responder

    qm é Zema reajusta o próprio salário ao máximo agora QR roubar o dinheiro q pode ajudar os atingidos dizendo que é pra ajudar o estado cadê a verba que vem pro estado? o que ele tá fazendo pra ajudar pelo menos os eleitores? ele só olha pro próprio umbigo simples assim acorda pessoal!

  5. José nazareno 18/11/2023 em 11:34- Responder

    tem que ajudar os atingidos pela lama que matou muitas pessoas e matou ambém nosso rio doce milhares de peixes morreram.

  6. Pedro Nol 18/11/2023 em 14:55- Responder

    Um bando de criminosos….

Deixar Um Comentário